Economia

Sebrae Pró Business impulsiona empreendedorismo na Paraíba com debates sobre inovação, inteligência emocional e novos comportamentos


21/11/2024

SEBRAE Pró Business 2024.

Portal WSCOM



O Sebrae Pro Business, realizado nesta quarta (20) e quinta-feira (21) reafirmou sua relevância como plataforma de transformação para empresários e empreendedores paraibanos. O Portal WSCOM esteve lá e conversou com a gerente do Sebrae, Humara Medeiros, o psicólogo Marcos Streider, palestrante desta edição, e Will Fonseca, da Luz Criações,  sobre as tendências de mercado e inteligência emocional até a importância da comunicação e do comportamento empreendedor no sucesso empresarial.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

O evento contou com palestras como do escritor Augusto Cury, e desta vez se consolidou como um espaço de capacitação e conexão, em meio ao crescimento econômico e as perspectivas promissoras para João Pessoa e a Paraíba.

Humara Medeiros e Will Fonseca no Sebrae Pró Business.

Will Fonseca, da Luz Criações, destacou o impacto do Sebrae Pró Business no empreendedorismo paraibano, a importância do evento para os empreendedores locais e a evolução das temáticas abordadas ao longo dos anos.

“É um evento que já se consolidou aqui em João Pessoa, que fomenta empreendedorismo, traz conhecimento, traz conexões. Já são seis anos fazendo esse trabalho, então é uma felicidade muito grande poder realizar anualmente esse evento”, ressaltou Will.

De acordo com ele, o perfil dos empreendedores participantes tem se transformado, assim como as demandas por conteúdos mais avançados.

Luís Justo no SEBRAE Pró Business 2024.

“O que a gente sente dos empreendedores é que cada vez eles vêm buscando algo mais, algo diferente. A gente já passou por uma rota de palestras de conteúdo voltados para temas mais simples e hoje a gente começa a trabalhar com temas um pouco mais complexos… hoje a gente tem a palestra do Dr. Augusto Cury, que é um diferencial. Ele vem falar sobre inteligência emocional numa era de intoxicação digital, e o Pro Business sempre surpreende o público paraibano”, destacou.

Will também elogiou o potencial de crescimento da economia local e a resiliência dos empresários paraibanos: “Durante muito tempo, a gente viveu uma economia de certa forma estabilizada, e hoje a gente vive uma economia pujante. João Pessoa é considerada a bola da vez no Brasil e no mundo quando falamos de destinos turísticos”, afirmou.

Ele destacou ainda o perfil discreto e eficiente do empreendedor paraibano: “O mais interessante de constatar é que o perfil do empreendedor paraibano é low profile, digamos assim. Ele trabalha muito, tem uma eficiência muito grande no negócio, porque João Pessoa, durante muito tempo, foi uma terra de poucos recursos, a Paraíba como um todo”, disse.

Para Will, o Sebrae Pro Business cumpre um papel crucial nesse cenário.

“O Sebrae Pro Business faz o papel dele de manter o empresário e empreendedor atualizado. Mas a própria economia, as próprias pessoas e os governos envolvidos nessa mudança estão trabalhando muito forte para que nossa cidade se desenvolva”, concluiu.

Palestrante destaca papel do Sebrae

O psicólogo Marcos Streider falou sobre a importância do comportamento empreendedor e comunicação digital. Com  experiência na área de psicologia comportamental, ele destacou como o SEBRAE tem sido fundamental no apoio aos empresários e no desenvolvimento de habilidades necessárias para o sucesso no mercado.

“Eu queria que as pessoas tivessem a consciência que eu tenho hoje no mercado da importância do SEBRAE, se você perguntar para mim assim, hã, será de qual nível de importância de 0 a 10 10 não é Jabá? Porque eu sou psicólogo com alguém que tive comportamental e eu entendo que quem tá fazendo diferença hoje no planeta em casa fora de casa na rua criando e levantando a nação são os empresários e os empresários só são empresários porque eles têm comportamento”, afirmou.

Segundo o psicólogo, o comportamento empreendedor é algo que deveria ser desenvolvido desde a infância e, principalmente, dentro de casa. “Eu acho que em comportamento empreendedor deveria ser desenvolvido em casa. Acho que a gente deveria falar mais sobre isso, entendeu? Como desenvolver de comportamento. Quais são os comportamento? Como é que eu faço para criar um hábito de empreendedor?”, questionou Streider.

Ele também ressaltou que, para diferenciar-se no mercado, o empreendedor deve estar disposto a adquirir novos hábitos. “No final da história, é só hábito que separa um CLT de um CNPJ, é o hábito. É a capacidade do cara que ele tá que ele pode que ele se vê como solução como parte da solução”, explicou.

 Gerente do Sebrae  fala sobre as tendências do mercado

 Humara Medeiros, gerente do Sebrae, falou sobre os objetivos do evento e a importância de trazer capacitação e conhecimento para os empreendedores da Paraíba.  

“Justamente que a gente consiga alavancar insgihts, dos empreendedores e dos empresários da Paraíba com relação às novas tendências”, explicou Humara. Ela também ressaltou a relevância das palestras e debates que estão sendo realizados, com a participação de nomes como o psicólogo Augusto Cury, que irá falar sobre a gestão das emoções. “A gente tá trazendo palestras de vários temas, marketing, vendas, a parte de gestão das emoções com Augusto Cury que vai ser hoje, né? Dia 21”, afirmou.

Humara observou que a agenda de palestras tem como objetivo preparar os empresários para um mercado cada vez mais competitivo, destacando a importância de estar bem informado. “O que a gente imagina cada vez mais é que o mercado é muito acirrado e esses empresários, empreendedores, eles precisam estar preparados. E estar preparado é justamente buscar informação e conhecimento”, disse.

Em relação ao engajamento do público no evento, Humara destacou a adesão positiva dos participantes. 

“Eu vejo que já está realmente sinalizando necessidade de eventos como esse, né, e cada vez mais as pessoas se propõem a participar. Então é precisamos cada vez mais trazer eventos como esse para as pessoas se educarem a participar dessas capacitações”, comentou a gerente, indicando que a participação crescente reflete a necessidade de mais oportunidades de capacitação no estado.

Sobre os planos futuros do Sebrae, Humara destacou a continuidade das ações de apoio ao desenvolvimento dos empreendedores paraibanos:”O Sebrae, no seu próprio DNA, ele faz isso no seu dia a dia. A gente tem vários eventos que acontecem ao longo do ano, temos feiras de negócios, missões, capacitações semanais. Fora nossa plataforma EAD”, explicou.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.