Saúde

Quatro pacientes de Manaus recebem alta do HULW em João Pessoa


23/01/2021

(Foto: Divulgação/ Assessoria-HULW-UFPB/Ebserh)

Portal WSCOM

Tiveram alta nesta sexta-feira à tarde (22) quatro pacientes de Manaus com covid-19, transferidos do Amazonas para a Paraíba, no domingo passado(17), para continuar o tratamento da doença no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh) em João Pessoa, durante a crise de falta de oxigênio na capital amazonense.

A volta dos pacientes ao Estado do Amazonas está sendo organizada pelo Ministério da Saúde, que encaminhou uma assistente social de Manaus para João Pessoa com o objetivo de tratar dessa demanda. Ainda não há previsão para a viagem de retorno dos amazonenses, mas já se sabe que ocorrerá em um voo comercial, visto que eles já foram tratados e estão curados da covid-19. “Eles já passaram da curva de transmissibilidade e não há mais necessidade de uma operação especial para levá-los a Manaus”, explicou  o superintendente do HULW-UFPB, Marcelo Tissiani.

Até que seja marcada a data de retorno ao Amazonas, os pacientes que tiverem alta médica ficarão abrigados na Casa de Acolhida São João Paulo II, situada nas dependências do Hospital Padre Zé, no bairro de Tambiá. O acolhimento aos pacientes de Manaus recuperados da contaminação pelo SARS-CoV2 é uma iniciativa da Ação Social Arquidiocesana da Paraíba, entidade de caráter filantrópico sem fins lucrativos ligada à Igreja Católica. A medida também tem o apoio do governo do Estado da Paraíba.

Desde o fim de semana passado, hospitais universitários federais da Rede Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, têm recebido pacientes de Manaus e mais de 100 pessoas já foram acolhidas. Com a coordenação do Ministério da Saúde (MS), uma rede de apoio foi criada em todo o País para receber os pacientes do Amazonas com covid-19.

No domingo (17) à noite, 15 amazonenses chegaram à capital paraibana em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). Depois, o Lauro Wanderley também acolheu em enfermaria outros dois amazonenses. Eles vieram a João Pessoa para ficar mais perto de parentes que haviam sido transferidos para o HULW, mas também tiveram o diagnóstico de SARS-CoV2 confirmado após realização de teste no centro de saúde. No momento, o quadro clínico dos pacientes que continuam em tratamento no hospital é estável: 11 estão em enfermaria e dois permanecem na Unidade de Terapia Intensiva-UTI (havia três pacientes na UTI, mas um melhorou e foi transferido para a enfermaria também nesta sexta-feira). A expectativa é que ocorram novas altas nos próximos dias.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //