Esporte

Projeto inclui e-Sports no Bolsa Esporte da Paraíba


31/07/2021

Portal WSCOM

Visando incluir os esportes eletrônicos (e-Sports) no grupo de modalidades esportivas contempladas pelo programa Bolsa Esporte, do Governo do Estado da Paraíba, o deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos), apresentou, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o Projeto de Lei nº 2992/2021. A propositura tem por finalidade alterar o art. 13 da Lei 11.692 de 13 de maio de 2020.

O mercado de e-Sports e streaming de jogos deve crescer 70% até 2025, de acordo com um relatório da Juniper Research. De acordo com o Global Esports Market Report, das pessoas que acompanham futebol (esporte brasileiro mais popular) 24% têm entre 10 e 20 anos. Já as que assistem a algum torneio de e-Sports chega a 43%.

Para o parlamentar, a prática de atividades esportivas em meio eletrônico vem se consolidando ao longo dos anos, com campeonatos organizados, ligas cada vez mais profissionalizadas e jogadores que dedicam todo o seu tempo e esforço à prática esportiva. “A Lei 11.296/2019 regulamentou os esportes eletrônicos e, desta forma, a prática se equipara às outras modalidades alcançadas pela Lei 11.692 de 13 de maio de 2020 que instituiu o incentivo ao esporte no Estado da Paraíba, por isso compreendemos que a alteração na lei se faz necessária para que essa modalidade venha a ser contemplada”, explicou.

Além disso, o republicano lembra que a Paraíba conta com nomes de destaque no cenário nacional dos esportes eletrônicos e considera de extrema importância que esses atletas da era tecnológica possam ser alcançados pela legislação que incentiva a prática do esporte no nosso estado. “Considero desnecessário discorrer acerca dos benefícios da prática esportiva, em todas as modalidades, para o desenvolvimento cognitivo, interação social, qualidade de vida, além de representar uma possibilidade de carreira em um esporte com tantas possibilidades”, ponderou.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.