Saúde

Programa Opera Paraíba realiza mais de 150 cirurgias de catarata em Campina Grande

Os procedimentos ocorrem até a próxima sexta-feira (29), com cerca de 50 intervenções por dia.


27/09/2023

(Foto: Divulgação/Secom-PB)

Portal WSCOM



O Programa Opera Paraíba, do Governo do Estado, deu início nesta quarta-feira (27), no Hospital de Clínicas, em Campina Grande, à realização de mais 150 cirurgias de catarata. Os procedimentos ocorrem até a próxima sexta-feira (29), com cerca de 50 intervenções por dia. A iniciativa integra as ações voltadas ao atendimento da população com serviços que reduzem o tempo de espera dos pacientes por cirurgias eletivas

De acordo com o diretor-geral do hospital, Thyago Morais, esse é o sétimo mutirão de catarata do Programa Opera Paraíba realizado na unidade.

“Realizamos praticamente um mutirão de catarata por mês aqui no Hospital de Clínicas, possibilitando a redução no tempo de espera para a realização do procedimento, que melhora muito a qualidade da visão dos pacientes, e devolve independência a eles. Só este ano, já foram realizadas mais de mil cirurgias oftalmológicas aqui no hospital. Então, são mais de mil famílias beneficiadas”, detalha.

O caminhoneiro Francinaldo Antônio, de 53 anos, é da cidade de Juazeirinho, e por conta do problema na visão, há três meses ele parou de trabalhar. A cirurgia resgata a oportunidade de voltar a dirigir.

“Eu sou caminhoneiro e não posso dirigir sem enxergar. Faz 90 dias que tive que parar de trabalhar, mas agora estou feliz porque vou fazer a cirurgia e, quando eu me recuperar, vou ter como trabalhar novamente”, conta.

A funcionária pública Lucivane Jorge, de 54 anos, também é uma das contempladas com a cirurgia, e pretende voltar a ler assim que se recuperar. “Eu não consigo fazer nada em casa porque não enxergo, dependo das minhas filhas para fazer tudo. Mas agora, espero enxergar bem e conseguir fazer minhas atividades e ler sem precisar de ninguém”, relata.

As cirurgias de catarata acontecem sem interrupção do fluxo normal dos demais procedimentos agendados para o período. Além delas, o Hospital de Clínicas, por meio do Programa Opera Paraíba, também disponibiliza cirurgias eletivas nas seguintes especialidades médicas: cirurgia geral, ginecologia, ortopedia, proctologia, otorrinolaringologia, urologia, cirurgia vascular e bariátrica.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //