A possibilidade de o ex-presidente Jair Bolsonaro iniciar o cumprimento de sua pena de 27 anos e 3 meses de prisão por liderar a trama golpista está cada vez mais próxima, segundo interlocutores do ministro Alexandre de Moraes, no Supremo Tribunal Federal (STF). O cenário indica que Bolsonaro corre sério risco de passar o Natal preso em uma sala especial da Polícia Federal, com o desfecho da fase de recursos da ação penal sendo esperado para o final do ano.
A condenação do ex-presidente por liderar a trama golpista levou a um debate sobre o local ideal para o cumprimento da pena, considerando suas condições de saúde. A estrutura da Polícia Federal (PF) é apontada como a mais adequada para receber Bolsonaro, caso a prisão seja decretada. A expectativa entre interlocutores do ministro Alexandre de Moraes é que a fase de recursos que envolve a ação penal seja superada nas próximas semanas.
O desfecho do processo, que culminaria no início do cumprimento da pena, deve ser deflagrado, o mais tardar, em dezembro, logo após a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) em Belém.
Bolsonaro pode ser preso por um período na sala especial da PF ou já iniciar o cumprimento de pena em regime domiciliar. Os advogados do ex-presidente já sinalizaram que irão solicitar que ele cumpra em casa a pena, caso os recursos contra a condenação não sejam acatados pelas instâncias superiores.
Com informações da revista Veja.