{arquivo}O portal WSCOM Online dá sequência à série de matérias referentes aos programas de governo dos candidatos a governador na Paraíba nas eleições deste ano.
Nesta sexta-feira (25), serão elencadas as propostas de Major Fábio (PROS), que avulta os seguintes assuntos como prioridade em seu Governo: A Educação, Ciência e Tecnologia; Desenvolvimento Econômico e Social; Habitação; Infraestrutura; Assistência Social; Segurança Alimentar e Nutricional; Saúde; Segurança Pública e Defesa Social e Infância e Juventude.
“Antes conhecida como uma terra tranquila e hospitaleira assiste hoje, ser protagonista nas manchetes de órgãos de imprensa de todo o mundo como um dos lugares mais violentos do planeta”, disse Major Fábio nas diretrizes para elaboração de Plano de Governo. O documento está disponível no Sistema DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
{arquivo}No documento, o candidato Major Fábio pretende recolocar a Paraíba como um dos Estados protagonistas no cenário político brasileiro. “O Partido Republicano da Ordem Social tem como dogmas a honestidade e a probidade e, investidos de espírito democrático, ouvir e acatar as aspirações populares, com o espírito público para governar pelo povo e para o povo, com força, juventude e coragem, rompermos com o antigo e realizar um Governo diferente”, ressaltou.
As linhas mestras do futuro Plano enfatizam trazer de volta a paz, a segurança e o desenvolvimento da Paraíba. “Será uma grande batalha: da inovação, contra as velhas práticas políticas; da conquista de mentes e corações por meio de um discurso coerente e um programa de Goerno que contemple as mais legítimas aspirações populares, contra a compra de votos e consciências; do poder de convencimento das palavras, contra o poderio econômico”, expõe o candidato.
Na área da Educação, Ciência e Tecnologia, Major Fábio objetiva fortalecer a estrutura educacional do Estado da Paraíba e aprimorar as políticas de desenvolvimento científico e tecnológico. Entre as suas propostas estão: valorização da carreira docente; ampliação do número de vagas no ensino de nível médio e profissionalizante; melhorar a estrutura física da rede estadual de ensino, possibilitando o ensino em tempo integral; ampliar os programas de erradicação do analfabetismo de jovens e adultos; integrar a EJA com o ensino profissionalizante; ampliar as condições de autonomia administrativa, pedagógica e financeira da UEPB.
Ele almeja ainda, propor um plano estratégico de interiorização do ensino superior, considerando as carências específicas de cada meso-região; ampliar os níveis de inclusão digital; fomentar o investimento público e privado no desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e serviços; premiar o registro de novas patentes de produtos e serviços inovadores no Estado que diminuam os impactos econômicos e sociais da seca; criar estratégias de distribuição de novas tecnologias para o interior.
Na área da Saúde, o candidato promete melhorar a qualidade dos serviços de saúde no Estado com a criação de um modelo de gestão da saúde que compreenda o cenário do Estado da Paraíba em todas as perspectivas que se apresentem, de forma que possa focar no acolhimento ao usuário (sistemas de saúde) com nível de excelência mostrando capacidade de acolher e ter a responsabilidade com o cuidado, desde a atenção básica até outros níveis de atenção, seja ambulatorial ou hospitalar; estruturar o Programa Saúde da Família e Ambulatórios 24 horas de pronto atendimento nos municípios, apresentando o máximo de autonomia para cada região do Estado.
Para a Segurança Pública, ele ressaltou que espera proporcionar ao cidadão o retorno à paz e à convivência pacífica, com o fortalecimento das políticas públicas de segurança existentes e a adoção de novas diretivas, buscando sempre parceria com o Governo Federal, bem como valorizar a carreira dos profissionais, principalmente com a adoção de um Piso Salarial condizente com as reais necessidades da categoria; criação do Comitê Gestor de Segurança Pública e Defesa Social, ligado diretamente ao Governador e composto pelas principais autoridades ligadas à área e representantes da sociedade civil, que definirá as diretrizes e rumos das políticas públicas de segurança para o Estado da Paraíba.
Major Fábio anseia adotar também o Programa: “PARAÍBA: FRONTEIRAS FECHADAS PARA O CRIME”, com barreiras de monitoramento fixas e móveis nas principais fronteiras do Estado, visando coibir, principalmente, a entrada de drogas, armas ilegais e criminosos; manutenção e fortalecimento dos efetivos policiais em todos os municípios; aperfeiçoamento da Patrulha Escolar Comunitária, um programa de assessoramento da Polícia Militar da Paraíba à comunidade escolar, tendo como prioridade ações preventivas e, em segundo plano, ações repressivas educativas.
Clique aqui para conferir mais informações sobre o Plano de Governo do candidato Major Fábio.
