Opinião
Os efeitos da vitória de Trump no mundo e a opinião de quem se preocupa com o futuro da sociedade, por Ariane Sá
06/11/2024
A professora doutora em História pela Universidade Federal da Paraíba, Ariane Sá, produziu e veiculou em redes sociais um texto em que comenta com conhecimento de causa os graves efeitos no mundo com a vitória de Donald Trump.
“Amanheci muito preocupada com os destinos do mundo”, é o título da análise que faz com as eleições americanos e o nível extremamente individualista de cidadãos dos EUA e do mundo sem se importar com os graves problemas do Planeta.
Ela diz: “O resultado das eleições dos USA, infelizmente, demonstra que a maioria do povo norte-americano vê o mundo com base em seus interesses econômicos individuais. Que se identifica com uma fisionomia carrancuda e arrogante. Se sente representada por uma postura prepotente, vaidosa, misógina e egocêntrica”.
E acrescenta: “Denota que a extrema direita está avançando com sua pauta conservadora, baseada em discussões sobre costumes e ignorando temas como clima, meio ambiente, pobres do mundo e guerras. Os norte-americanos não se importam com uma política externa que defina rumos humanitários para continentes como a África, América do Sul e Central, para ficarmos apenas nos problemas que estão no quintal deles”.
Diz mais ainda: “Uma lástima!!! Não tenho motivo para comemorar. Fico preocupada com o destino dos pobres do mundo”.
E conclui: “Mas, sigamos. Já vivi bastante e a cada dia constato o óbvio: a classe média continua na fila da bicicleta pensando que está comprando um jatinho e comemorando a vitória de uma elite que não presta atenção a necessidade dela ou dos mais pobres. Não se reconhece como povo. E assim caminha a humanidade. E assim continuamos com essa vida de gado, como diz a música de Zé Ramalho. 🐄🐮🐄”
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.