As aferições para consumo interno das coligações e candidatos ao Governo e Senado na Paraíba apontam para um clima previsível de liderança atual do governador / candidato à reeleição Lucas Ribeiro na disputa com projeções normais para um concorrente dispondo de reconhecida força estrutura.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Nessa disputa, contudo, mesmo sem crescimento expressivo como pretendido pela campanha, o candidato Cícero Lucena mantém sua performance de quem disputa a hipótese de segundo turno.
Aliás, nesse contexto de segundo turno, chama a atenção levando em conta apenas os 5 primeiros dias de Guia Eleitoral, o desempenho do candidato Efraim Filho um pouco abaixo da projeção esperada em face de sua vinculação aberta com o Bolsonarismo, pois se imaginava um pouco a mais na realidade eleitoral.
E AGORA?
Especialistas aguardam o desenrolar das inserções dos candidatos no Guia Eleitoral nos próximos para aferir e dimensionar mudanças ou não na projeção de como estarão os concorrentes no futuro próximo.
Leve-se em conta ainda o fato do candidato Lucas estar tendo aprovação de governo acima dos 50%, portanto, este aspecto será preciso entender visando projetar se essa performance tem efeito eleitoral de fato.
A REALIDADE DO SENADO
Há no contexto da disputa senatorial, uma projeção em tese de força eleitoral do candidato Nabor Wanderley numa dimensão conjuntural não constatada efetivamente nas pesquisas. Há mais ilações do que comprovação.
A dados de agora, ainda faltando tempo para o final da disputa, as projeções mostram que João Azevedo e Veneziano Vital têm se revezado nos dois votos, mesmo com a presença de Nabor querendo furar a bolha.
Especificamente, este é o maior desafio do candidato de Patos porque a tese municipalista ainda não agregou adesão eleitoral pretendida, apesar do esforço hercúleo do filho de Nabor, presidente Hugo Motta. Há um fator rejeição a merecer também cuidados visando buscar superação em tempo.
SÍNTESE
A disputa eleitoral da Paraíba apresenta na circunstância de agora, Lucas liderando a eleição com foco de Cícero buscando segundo turno atiçado também por Efraim.
No Senado, os números mostram desempenho na disputa das duas vagas a prevalência entre João e Veneziano, portanto, Nabor precisa de mais ações proativas eleitoralmente para chegar lá.
Registre – se a presença do candidato Marcelo Queiroga, mesmo sem a performance eleitoral como pretendido.
É isso.
ÚLTIMA
“O olho que existe / é o que vê”

