Em qualquer cenário, o desempenho de Hélder Barbalho deu nova dinâmica 

Faz já um tempo considerável ter que conviver sobre o debate intenso sobre a paternidade da Transposição do Rio São Francisco, embora às vésperas da chegada da água em Boqueirão seja imprescindível reconhecer a performance do Ministro da Integração, Hélder Barbalho, como agente executor de reparos na obra para ter o resultado alcançado.

Embora o debate acirrado político não permita abrigo de reconhecimento à parte exercida pelo Governo Temer, já é chegada a hora de admitir o esforço empreendido no sentido de levar a primeira fase da Transposição ao bom termo e execução.

TESTEMUNHO E ACOMPANHAMENTO

É um paraense da gema quem abarcou para si a responsabilidade e paciência para ouvir lamúrias justificadas de parlamentares e Governadores dos diversos estados, em especial dos ambientes mais afetados com a Obra e a estiagem, a partir de Pernambuco , Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará – neste ordem porque a àgua do Velho Chico teve o desvio da terra da Revolução de 1817.

O ministro Hélder Barbalho se credenciou, queiram ou não, como um executivo dedicado para ver a Obra andar na velocidade indispensável, condição esta a ser aplicada no Rixo Norte – lá pras bandas de São José de Piranhas, agora com o Ramal pelo Vale do Piancó. 

Particularmente, foram muitas as vezes em que testemunhei o empenho do Ministro convocando técnicos, comandando ações de campo, pressionando construtoras, etc para que possamos chegar à está quarta-feira de realismo e concretização da esperança e vida para milhares de Paraibanos.

OUTRA SOLUÇÃO DESPERDIÇADA

O Ministro Hélder Barbosa dispõe desde novembro de 2016 de condições reais de resolver a parte seguintes à Transposição que é buscar identificar água para uso humano.

Ele recebeu empresa Inglesa denominada de IONIQ, responsável pela solução quando da crise em São Paulo, pois foi quem conseguiu por dispor de Alta Tecnologia comprovada em vários Continentes, mas até a presente data sua assessoria técnica não repassa as coordenadas geográficas para a companhia resolver o problema da água no Nordeste.

Não se pode desperdiçar oportunidade real da IONIQ nem ignorar que só a Transposição não basta.

OUSADIA DE RICARDO

Além de ter feito a parte especial do Governo da Paraíba nas obras complementares à Transposição em pleno Estado, o governador Ricardo Coutinho vai ampliar as ações para levar a água do Rio São Francisco até o Curimataú. 

A decisão do governador extrapola a concretização da obra até Campina Grande – o que já seria muito, mas com nova Adutora vai resolver o problema da água para Soledade, Picuí, Cuité, etc.

ULTIMA

“O nome/a obra imortaliza…”                        

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo