Hora de acordar: como as Tecnologias DISRUPTIVAS destroem velhos modelos e mercados

Antes que seja tarde, todos – sem exceção – precisam levar muito a sério o que a Inteligência Artificial anda provocando e avançando no Mundo tirando definitivamente da rota Velhos e tradicionais Modelos de negócios e sobrevivência. A área de Mídia, volto a repetir, está em reinvenção com a destruição de práticas conservadoras de antes.

Para entender bem o termo Tecnologias DISRUPTIVAS – palavra aparentemente incompreensível – basta conceber que os Taxistas de UBER na Europa já andam preocupados porque na Alemanha há em curso projeto para que os veículos sejam à base elétrica e SEM MOTORISTA.

Levemos em conta as Tecnologias DISRUPTIVAS no mundo da Educação, onde anda em teste Piloto nova dinâmica e estrutura de ensino – vejam só – sem Professor Humano, mas Robôs.

O QUE DANADO É ESSE BICHO?

Não há mistérios, tudo decorre dos avanços advindos a partir da área de TI – Tecnologia da Informação e Comunicação. Foi um CEO americano, em 1990, de nome Clayton M. Christensen, quem deu início à publicação de uma série de livros de gerenciamento que acabaria por transformar o inglês disruptive, de adjetivo negativo empregado sobretudo para qualificar estudantes desordeiros, no maior fetiche vocabular produzido até agora no século XXI.

“Tecnologia disruptiva ou inovação disruptiva é um termo descrevendo a inovação tecnológica, produto, ou serviço, que utiliza uma estratégia “disruptiva”, em vez de “revolucionário” ou “evolucionário”, para derrubar uma tecnologia existente dominante no mercado”.

OS ROBÔS SUBSTITUINDO HUMANOS

Esta é a cena de futuro próximo em muitos e fortes setores da sociedade eliminando diversas profissões, segundo estudos avançados, a afetar até mesmo profissões como de Advogados e Jornalistas, etc, todas precisando de reinvenção.

A cena de Inteligência Artificial de futuro é tão forte que já projeta, por exemplo, áreas em Singapura onde as estruturas, inclusive trânsito, serão controladas sem motoristas e pessoas – tudo à base da Tecnologia.

Se é assim, nos preparemos para evitar a exclusão humana porque desta forma é o fim.

Voltaremos ao assunto.
 

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo