Manoel Júnior: a dúvida da desincompatibilização afeta Luciano

O grande público está longe, a léguas de distância, de saber que uma dúvida atroz mantida a quatro chaves pelo deputado federal Manoel Júnior pode afetar até mesmo o futuro do prefeito reeleito e diplomado Luciano Cartaxo.

É que, Manoel Júnior estuda com advogados a hipótese de acumular o cargo de vice-prefeito de João Pessoa com a de deputado federal para manter o Foro privilegiado diante de processos em curso a partir de Brasília.

A RAIZ DA QUESTÃO

Se se desincompatibilizar da Câmara Federal, como é de se supor dentro da lógica processual vigente, o também deputado federal perderá a partir da posse como vice-prefeito da condição de agente público com Foro privilegiado na condição de parlamentar.

Por isso, ele apela para a construção, via advogado Roosevelt Vitta, para gerar uma jurisprudência visando se manter nos dois cargos. O renomado jurista jura de peś juntos que isto é possível, mas outros também juristas dizem que não.

EFEITOS NA PRÁTICA

Se assumir a vice-prefeitura afastando-se da Câmara Federal, Manoel Junior passa a ser um agente politico e administrativo fundamental para ele e o projeto do prefeito Luciano Cartaxo sem nenhum problema à vista.

Mas, se não se desincompatibilizar da Câmara, ele passa a correr riscos de que, mais na frente, ações possam tirá-lo da vice-prefeitura.

Ora, se Luciano não vier a ter Vice de fato, o cargo sucessório passa a ser ocupado pela presidência da Câmara Municipal.

Neste caso, se vier a se desincompatibilizar do cargo de prefeito para disputar o Governo, em tudo isso acontecendo antes dos dois anos normais de mandato, o cenário projetaria nova eleição direta para prefeito.

Em sendo assim, a conjuntura em torno de Manoel Junior afeta fortemente os destinos do prefeito reeleito.

UMAS & OUTRAS

…O Secretário de Comunicação do Governo, Luiz Torres, considera cada vez mais forte o projeto nacionalização da imagem do governador Ricardo Coutinho.

…Até quarta-feira tem noticia forte em torno da Midia paraibana.

…Maria Doida foi a personagem popular mais agitada na diplomação do prefeito/vice e vereadores. Ganhou em audiencia pelo que dizia dos personagens.
 

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso