Evaldo Costa: investimento e candidatura

{arquivo}A disputa para a Câmara Federal deste ano tem levado a maioria dos partidos e lideranças a um verdadeiro jogo de xadrez para definir composições na Majoritária, para o Governo em si, sem contar as novidades da conjuntura, a partir da pré-candidatura do jornalista Evaldo Costa a uma das 12 vagas no disputado jogo da Proporcional.

Se depender do falatório de bastidores entre lideranças municipais (prefeitos, vereadores) e estaduais (deputados, etc), a pré-candidatura do poderoso Secretário de Imprensa de Eduardo Campos e do saudoso Miguel Arraes traz a ressonância externa das lideranças pernambucanas buscando amparo eleitoral com base em negociações na ponta sem a qual o projeto não tem perspectiva alguma.

Pelo investimento que faz, inclusive em setores da Mídia, a exemplo da Revista Tribuna, de Manoel Raposo, fica latente que Evaldo Costa chega com cacife estrutural, embora seja necessário compreender seu conjunto de forças levando em conta o Cariri, onde nasceu na cidade de Parari, sabendo que terá de cara dois concorrentes fortes, o deputado federal Luiz Couto e o ex-deputado federal Álvaro Neto.

Evaldo Costa tem um histórico indiscutível de envolvimento com processos políticos relevantes, desde a redemocratização do País posto que se envolveu muito com as lutas de classe até pela condição de ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco por ser um dos mais respeitados profissionais e correspondentes dos mais importantes jornais do Pais até a fase de super desenvolvimento regional com convivência mais forte com o vizinho estado, onde atua, mas se relacionando com sua terra natal, Parari, em projetos culturais.

Esta síntese de importância de Evaldo não diminui uma “onda” não revelada a ele pessoalmente de atores políticos do Cariri de que, mesmo reconhecendo sua importância, o processo de candidatura legitima não arrefece o conceito dado a outros paraibanos ilustres residindo fora do estado – vide Ricardo Rique (Monteiro), Ney Suassuna,etc-, de que enfrentará o “fogo amigo” na disputa.

Ele sabe que precisa de estrutura forte para uma concorrência elevada, no caso dele a partir de Luiz Couto por ter atuação forte no Cariri, bem como ex-deputado federal Álvaro Neto, e disputar na mesma faixa o apoio do governador Ricardo Coutinho à quem Evaldo se apega como “salvador da pátria”.

Como se vê, o competente Secretário de Imprensa de Eduardo Campos, um valoroso paraibano, vai ter de enfrentar vários obstáculos, entre eles o de tipificação de seu projeto, mesmo não sendo “estrangeiro”, mas assim tratado por quem disputa com ele cada um dos votos.

Pense numa disputa danada de forte!
 

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso