Hora de celebrar o Brasileiro incomum

{arquivo}Domingo de expectativa sobre o futuro do Botafogo na Série D, do Campeonato Brasileiro, jogando em Caixas do Sul contra o Juventude, quando o tricolor perdeu a primeira partida,  mas é tempo também de oportunidade singular para refletirmos sobre a vida de Luiz Inácio Lula da Silva, aniversariante do dia.

Se reparar direito, de todos os ex-presidentes vivos, até mesmo os já imortalizados na história, não há nenhum com a trajetória singular de um Brasileiro de nascença tão adversa surgido para mudar mais do que sua qualidade de vida, o rumo da história nacional.

Não, não se trata de oba-oba nem de superlativismo forçado. Não tem jeito, não dá para ignorar a construção de um processo inovador no País ajustado a tempo exigente por um Homem que soube na imensidão de São Paulo traduzir as mais efetivas ações contemporâneas regionais do Brasil visando dar dignidade humana a milhões de brasileiros anteriormente nas sarjetas da ignorância social.

Entretanto, o legado maior de Luiz Inácio não se dá apenas no contexto de constatação de uma trajetória de medidas sócio – econômicas do País sob sua égide retomando a altivez e a soberania brasileira diante das maiores Nações do mundo, e sim, na espetacular constatação de que é possível fazer a transição social da miséria à condição cidadã sem uma bala sequer.

Lula representa a superação máxima de personagens incomuns da História que, certamente, haverá de ficar marcado para sempre como uma das mais brilhantes e revolucionárias figuras da humanidade tendo o Brasil como experimento e prática da filosofia plena de novo rumo para uma Nação com práticas ao tom socialista moderno sem que fosse preciso derramamento de sangue, a exemplo de outros Países.

É evidente que, mesmo com todos os valores, há quem não acate ou o aceite esse volume e dimensão de Lula por mero preconceito ou natural posicionamento divergente ideologicamente, entretanto, nem mesmo esses desafetos ideológicos podem recusar e deixar de admitir que Lula é, sem dúvidas, a cara exemplar da superação social, portanto, da competência incomum de saber fazer do País uma referência de Nação com dignidade.

Mais na frente, até será dito assim: com respeito a outros brasileiros fundamentais na política recente, a exemplo de Getulio Vargas e Juscelino Kubtischeck, mas a fase mais contemporânea será escrita antes e depois de Luis Inácio Lula da Silva – o novo paulistano mais nordestino que o Brasil inventou.

LUCIANO CARTAXO ATENTO

“Lula representa para todas as gerações de brasileiros o exemplo da superação e do brilho incomum por ter sabido dar ao Pais rumos de desenvolvimento humano como nunca se viu no Brasil”, definiu o prefeito Luciano Cartaxo comentando o aniversário de Lula.

Deixou o repouso familiar por alguns minutos para referenciar o maior lider Socialista do Brasil.
 

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso