A força da Economia Oficial na Comunicação e as interferências

{arquivo}O mercado da comunicação na Paraíba, em especial de João Pessoa, anda nervoso e buscando forçar barras para fazer vingar seus projetos de sobrevivência sempre esbarrando nas dificuldades enfrentadas pelas SECOMs – à exceção do Governo do Estado, por esta estar a mais tempo com seus parâmetros financeiros e orçamentais bem resolvidos.

O drama se dá diante da retração real de mercado com a iniciativa privada reduzindo seus investimentos indispensáveis em Midia daí, como o cobertor é pequeno para tantas demandas, sobretudo depois da existência e proliferação das centenas – quase milhares de iniciativas na Internet, tudo recai sobre os Governos, especialmente o do Estado e de grandes centros, a partir de João Pessoa e Campina.

Este é um cenário que, guardadas as proporções se dá em maior e enorme volume na relação dos Grandes Veiculos com o Governo Federal e seus muitos clientes, sem contar a iniciativa privada, hoje em retração a gerar graves crises em muitos dos grandes veículos, a exemplo do Estadão – prestes a ser vencido ou fechado, segundo comenta-se em São Paulo.

É diante desta grande roda que as especulações maldosas não poupam sequer quem anda trabalhando com foco e capacidade reconhecida, no caso o Secretário de Comunicação, Marcus Alves que, além de Doutor na matéria tem feito ginástica de bicho para atender a tantas demandas – todas se julgando prioritárias, em muitos casos sem na prática sê-lo nem em importância nem em mercado.

O Secretário anda desfalcado do Adjunto, depois que por questões de ordem pessoal (saúde) Rafael Samumhey deixou a SECOM, daí estar assoberbado de tarefas e políticas para fazer a Gestão operosa do Prefeito Luciano Cartaxo de dialogar mais próximo da sociedade, através dos veículos, mas depende de diversos fatores, entre eles a condição legal – via Licitação, hoje em curso.

Marquinho anda mal provido de uma agência proxima, sem qualificação ao que dizem, mas isto é outro problema que ele haverá de resolver porque o Governo anda bem avaliado e a gestão do Secretário tem qualidade técnica e política para construir a imagem que Luciano Cartaxo constrói em torno da Midia.

Querer mudar o foco e construir crise onde não existe são outros quinhentos, logo se faz prudente respeitar a postura e capacidade do Secretário de Comunicação de João Pessoa. O resto é intriga da Oposição, que se infiltrou na Prefeitura com cara de bonzinho, mas daí deixar de reconhecer o brilho de Marcus Alves é golpe rasteiro e inaceitável.

TECNICISMO SÓ, NÃO

Grandes veiculos parecem estar colocando algumas agências no bolso, enquanto entendimento fechado, unico, uniforme, ao só admitirem como parâmetro de referência de Midia a condição simplesmente técnica. Tem tudo a ver, claro, a referência da audiência – ninguém de sã consciência ignora – mas existem outros fators de mercado e de realidade econômica do setor a merecer atenção porque o Bolo Publicitário não pode estar apenas nas mãos (no bolso) dos Poderosos.

O Ministério Público, o Tribunal de Contas e sobretudo as agências não podem ser algozes do mercado na grande maioria formado por micro, pequenos e médios veiculos.

Do contrário, seria o caso de fechar as portas da economia oficial para quem é a maior sustentação. Isto, entretanto, não exclui o respeito pelas grandes Midias.

MIX NA PARADA, UMA BOA

O publicitário Jurandir Miranda se reuniu com o prefeito Luciano Cartaxo, o Secretario Marcus Alves e o secretario de Saude, Adalberto Fulgencio, fechando o contrato que está em vigência há anos mas na gestão de Roseana Meira ela se recusou a por em prática.

De forma republicana e técnica, Marcus Alves construiu uma solução que passa a vigorar a partir de agora.

Mais um ponto para o ousado dialogador Luciano Cartaxo.

ULTIMA

“Esse jogo não vai ser um a um…”

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo