BRASILIA – Não há na Paraiba, depois da viagem de Luiza ao Canadá, nada mais comentado do que a escolha pelo governador Ricardo Coutinho do nome da Secretária de Planejamento, Estelizabel, para ser a pré-candidata na disputa pela Prefeitura de João Pessoa, em outubro próximo.
De fato, embora fosse condição já prevista nos bastidores em face dos movimentos do governador ano passado, a indicação repercute muito entre aliados do chefe do executivo e na sociedade como um todo.
Antes de entrar na análise do perde e ganha, é preciso creditar em Estelizabel o que ela dispõe de referência positiva posto que não é à toa que está no Planejamento da Prefeitura. Já na escolha por RC havia, com a decisão de agora, um aceno de preparação dela para a nova missão.
Estelizabel é mulher com envolvimento nas lutas das Minorias, desde as questões ligadas ao Feminismo passando por todas as outras bandeiras vinculadas ao social.
É a partir dessa participação que galgou espaços no tal Coletivo – agrupamento mais proximo do governador, até chegar aqui como personalidade ungida como representante pessoal de Ricardo para oferecer à cidade de João Pessoa um projeto de continuidade.
Mesmo com o aval do Chefe e seu histórico de lutas em favor das Minorias isto não será suficiente, pois sao muitas entranhas em jogo numa disputa como a da Prefeitura, onde além de aspectos de conhecimento de gestão, dos dramas e propostas para a cidade, vão ser precios outros valores, a partir da articulação politica dela para convencer os aliados tanto em nivel de partidos como de lideranças individuais até chegar ao momento de dizer à sociedade que está melhor preparada.
Neste caminho, certamente vai conviver com impropérios e a mais forte campanha em busca de desqualificação, o que também se aplicará aos outros candidatos, dai a necessidade de capacidade e força de superação porque senão tudo será dificil. Isto sem contar com aspectos moralistas, a partir de setores mais conservadores, pelo que ela representa como homossexual e defensora de questões tabus como o aborto.
Ela é uma pessoa digna, portanto, um de seus maiores desafios será superar tabus em tempo de avanços.
PPS mantém Nonato
O presidente municipal do PPS, vereador Bruno Farias, mantém a mesma posição de antes, defendendo a candidatura do Secretario de Comunicação, Nonato Bandeira, no processo em curso.
Ora, se antes havia unidade em torno de Luciano Agra e agora isso inexiste, há alguma coisa de especial ou errado para a manutenção de outro projeto paralelo ao que quer Ricardo.
Vamos decifrar esse enigma em breve.
Umas & Outras
…Chico Noronha, famoso produtor cultural e agora analista politica, disse há meses na Coluna que escreve na WSCOM que Estelizabel seria a candidata.
…A Oposição anda animada. Por que?
ÚLTIMA
” Pra ir mais alto/ vai ter que suar…”

