A conjuntura, as escolas, Tatiana e os desafios

{arquivo}Dois fatos chamaram a atenção nas ultimas horas em termos de anúncio formal, ora por parte do Governo do Estado, como se deu com a confirmação de fechamento de 192 escolas, bem como o negativo colocando João Pessoa como a 29ª cidade mais violenta do mundo. Neste panorama de fatos ainda há os desdobramentos do lançamento de Tatiana Medeiros como pré-candidata do PMDB em Campina Grande.

No caso das escolas, o Governo se baseia em norma anterior a atual gestão, mesmo assim convence pouco, pelo menos até agora o argumento de que reduzindo o número de oferta, se qualificara o ensino como um todo, especialmente a formação dos alunos.

Seja com argumento qual for, não é fácil digerir a eliminação definitiva de escolas com histórico importante na formação de muitas gerações no Estado. Em João Pessoa, por exemplo, o fim do Colégio Estadual Santa Julia significa sepultar uma contribuição, além de boa, entre os bairros da Torre e Expedicionários, atraindo alunos de diversos lugares ao redor.

Ainda é possível, e necessário, aguardar um pouco mais sobre os efeitos dessas medidas restritivas, mas pelo andar da carruagem ou o Governo prova estar certo na implementação do processo ou ficara na história pela involucão e retrocesso inadmissíveis, claro que pagando o ônus por tudo isso.

O CASO DO RANCKING NEGATIVO

Jamais qualquer cidadão ou cidadã morador (a) desta outrora pacata cidade imaginaria que seus indicadores de violência a levaria ao topo dos registros lamentáveis, como se deu com a revelação em âmbito nacional tipificando João Pessoa como a vigésima nona cidade mais violenta do mundo.

De cara, no impacto, custa-se a crer porque não vivemos em tese num cenário de guerra formal, como alguns países.

Mesmo assim chega a ser demasiadamente preocupante porque os índices de homicídios cresceram assustadoramente.

Pena que o aparato de Segurança de Estado esteja tomando uma medida desproposital porque, ao invés de conceber estratégias continuadas de prevenção e combate ao crime, esta partindo para impedir o acesso da sociedade aos casos registrados no cotidiano fazendo um filtro perigoso e contra-producente.

Na prática, o governador Ricardo Coutinho esta sentindo e constatando que uma coisa é discurso de campanha, quando ele prometia solução em poucos meses (precisamente em 60 dias), e outra é a realidade – onde o bicho pega e já nos assusta com o aparato policial sendo incapaz de solução como se queria.

TATIANA: ACERTOS E DESAFIOS

Quem viu ou acompanhou o pré-lançamento da médica Tatiana Medeiros como o nome do PMDB para disputar as eleições de 2012 em Campina Grande pôde perceber sua condição destemida de falar o que quer e pensa, mesmo na intenção de satisfazer ao projeto avalizado pelos irmãos Vital.

Tatiana acenou para Cozete, isso também significa flertar no futuro com o PT, se dispôs a contar seu ingressou na política pelas mãos de Ana Cláudia, esposa de Veneziano por uma acaso, até se credenciar no SAMU, o serviço médico que funciona – até chegar à Secretaria de Saúde por força de sua conduta usinatica, de trabalho e resultados.

A pré-candidata agiu certo ao requerer e buscar a unidade – hoje o mais desafiador dos seus obstáculos porque agora é ela quem precisa costurar com os amuados José Luiz Júnior e Walter Brito Neto – este último sem a força política que diz e pensa ter.

Mas, dos maiores desafios mesmo, está a necessidade premente de entender rápido a história do PMDB e dos aliados frente ao principal adversário, o grupo Cunha Lima, mas agora tendo de conviver com a concorrência dos Ribeiro diante da pré-candidatura potencializada de Daniel Ribeiro – para saber reagir eleitoralmente buscando crescer e se conduzir com habilidade para ter aliança na hipótese de segundo turno, se ela passar no teste até lá como é possível.

Certamente que, grande mesmo, será o desafio de dizer ao eleitorado de Campina que esta preparada para conduzir seus destinos frente ao projeto liderado por Veneziano e, sobretudo, convencer o eleitorado de ter consigo um projeto de Governo ousado, consistente e futurista para manter a cidade na vanguarda.

UMAS & OUTRAS

…Um registro especial: nas ações de Tatiana Medeiros no lançamento eram visíveis os movimentos de bastidores de Decio Alcântara que, com sua experiência, busca se credenciar como marqueteiro deste novo tempo, especialmente na campanha dela. Até a musa levou para testemunhar sua abnegação e meios de ascender, crescer sempre.

…Gerardo Rabelo transformou sua filha em celebridade. Ontem, até o cantor Lenine a citou no intervalo entre a primeira e segunda musica em show no Ponto de Cem Reis.

…O radialista Cardivando de Oliveira, outro batalhador incansável pelo carnaval de João Pessoa, vive a possibilidade de não editar a edicão 2012 por falta total de apoio, inclusive da Funjope. Inaceitável.

…Neste sábado, haveremos de dar uma pausa para testemunhar o batizado do neto Davi, na Igreja católica do Bessa, fazendo a alegria de Taline e Pablo Forlan Santos – amores da minha vida, de Maisa, Gleide e Buarque Fernandes.

…É insana a cultura de se querer gerar inimizades continuadas entre amigos de juventude em nome de projetos partidários que nunca serão maiores do que as relações das pessoas. Coisa de louco. Lamentavelmente.

ULTIMA

” Mas tudo passa/ tudo passara…”

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Acessar o conteúdo