A pauta do Tribunal Regional Eleitoral programa para esta terça-feira a votação de processo de cassação de mandato do prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital, ainda quando da eleição de 2008, cujo resultado depende o futuro político do líder campinense e do PMDB.
A expectativa é enorme, entretanto, a revelação do parecer do Procurador Regional Eleitoral, Weerton Magalhães, considerando que está afastada a possibilidade de crime eleitoral no caso ou uso de dinheiro público no financiamento de campanha é a mais forte peça produzida processualmente a favor do chefe do executivo campinense.
No famoso Caso Maranata, consta ainda dos autos a partir de agora que haja provimento do recurso para reformar a decisão do juiz Francisco Antunes, da 16ª Zona Eleitoral de Campina Grande cassando o mandato de Veneziano em abril de 2010..
Ora, é sabido que nem em todos os casos processuais o parecer do Ministério Público é decisivo, entretanto, comumente é a posição deste importante segmento o fator a balizar o encaminhamento dos demais membros da Corte.
Trocando em miúdos, o que era realidade ruim se transformou com a novidade processual em perspectiva forte em favor de Veneziano.
Por estas e outras, além de ser pertinente aguardar o desfecho, vamos entender o futuro político a partir desta decisão sabendo-se que o prefeito campinense é na atualidade o principal nome de disputa em 2014 com o atual governador Ricardo Coutinho.
Em síntese, o parecer do MP deu ânimo ao projeto de Veneziano.
