Na véspera da esperada reunião do governador José Maranhão e o eleito Ricardo Coutinho, poucos acompanharam mas, em plena quinta-feira, a cidade de João Pessoa abrigou mais uma das tantas reuniões do Governo Federal com técnicos da Paraiba avaliando os resultados do PAC.
A novidade, que sabíamos mesmo estando em Brasília, se deu com a presença de um grupo de técnicos da equipe de transição do governador Ricardo nesse encontro.
Até aí tudo bem, nada demais, entretanto o decorrer da reunião acabou gerando reação negativa de vários atores representando o Governo Federal, em face da forma e cobrança de membros do grupo de transição querendo ter acesso a dados em nível que os representantes oficiais não podiam oferecer.
É evidente, como se pode presumir, que muitos dados sobre o PAC foram oferecidos normalmente, mas jamais seus técnicos poderiam, por exemplo, antecipar dados de sigilo bancário como pretendido, entretanto recusado.
Já em Brasília, desde sexta-feira para cá, a área política da Presidência da Republica acabou informada de todo o affair e ratificou o mesmo posicionamento de reprovação da forma como parte do grupo de transição se comportou querendo impor o que não podia.
Se Ricardo não cuidar pode ter desdobramentos porque acham que há exorbitância na forma de conduzirem o processo de catalogação de dados.
Será só isso?
O maior desconforto
Dos integrantes da Comissão de Transição, a engenheira Aracilba Rocha foi a que mais mereceu reação de inconformismo dos técnicos do Governo Federal pela postura que assumiu na reunião.
Era o que se falava na sexta-feira em Brasilia e na CEF, em João Pessoa.
Quem também estava no encontro foi o engenheiro Walter Aguiar.
Nonato na parada
O estrategista Nonato Bandeira chegou de Cuba impressionado, mais com os projetos nas areas de saude e educação do que as várias espécies de Rum e de charutos impecáveis.
Ainda vai passar uns dias de férias.
Prestigio em alta
Aliás, quem esteve nos ultimos dias em Brasilia foi o empresário Lafaiete Coutinho cumprindo agenda particular nao revelada pelo festejado homem público.
Por onde passou, inclusive no gabinete de Renan Calheiros, foi tratado como autoridade.
De volta à Brasilia
O governador José Maranhão está decidido a viajar no inicio da semana para novas rodadas de audiências em Brasilia visando gerar as condiçoes de inaugurar uma diversas obras no Estado.
Na prática vai exercer o cargo até o ultimo instante de forma plena.
Também na Capital Federal
Quem também estará em Brasilia, no inicio da semana, é Ricardo Coutinho. Na pauta nova reuniao com a Bancada Federal tratando do orçamento de 2011.
Tem outras agendas politicas também.
Uma opinião de valor
Do Padre Djacy Brasileiro, grande reivindicador de soluções para os dramas sociais do Sertão, registro mensagem enviada pelo Facebook na qual ele avalia:
“Querido amigo Walter Santos,parabéns pelo seu grande trabalho jornalístico.Que Deus o abençoe sempre.“
Vitória do Talento
O mundo do Direito e da academia, a partir da Faculdade de Direito do Largo de Sao Francisco registrou ontem um fato singular com endereço voltado para João Pessoa. É que o advogado Samuel Gaudêncio foi informado de que, depois de um processo seletivo que durou sete meses, está aprovado para cursar o Doutorado em Direito Tributario das Arcadas.
Quem sabe do tamanho e importância deste Doutorado só pode aplaudir a capacidade intelectual do jovem e promissor advogado de espectro internacional.
A Torrelândia, por exemplo, está em festa, menos que Glauce e Sales Gaudêncio.
ÚLTIMA
“Guerreiros são pessoas/
são fortes, são frágeis…”
