A habilidade de Maranhão tenta isolar Ricardo

Não durou mais de uma semana, desde a posse do novo governador José Maranhão, para demonstrar o domínio tático que o presidente do PMDB vem imprimindo visando construir em bases sólidas seu projeto de reeleição seqüente às ações administrativas, na proporção inversa em que já cooptou lideranças (e provavelmente partidos) até do PSB gerando um estágio e/ou tentativa de isolar o prefeito Ricardo Coutinho em seu projeto de ser candidato ao Governo.

Só um cego não vê, por exemplo, que o deputado federal Manoel Junior comanda dissidência interna no PSB e, na mesma proporção, a sacada de levar o deputado estadual Guilherme Almeida à Secretaria de Interiorização não implica em cunhar o mais forte golpe político diante da ascensão da suplente Nadja Palitot – principal desafeto de Ricardo de uns tempos para cá.

Na verdade, já se previa o uso dedicado por Maranhão diante da força que a caneta do Governo do Estado tem a envolver todos os setores, especialmente o partidário/politico – logo ele acostumado a enfrentar convenções e disputas nessa instância.

Na prática, Maranhão opera para tirar também o PT do raio próximo de convivência política de Ricardo na direção do futuro, não só porque Luciano Cartaxo é o vice-governador, mas especialmente porque está costurando uma ampla participação dos petistas no próprio Governo, como nas políticas públicas tão reivindicadas.

Com lupa e bisturi cirúrgico, o governador trabalha diuturnamente para sedimentar uma macro operação capaz de esvaziar ao Maximo os apoios partidários e políticos deixando Ricardo em condição de desvantagem até porque o isolamento trabalhado pretende chegar a esse estágio.

Trocando em miúdos, ou Ricardo reage com competência para manter e atrair os parceiros partidários ou de fato poderá ver sua pré-candidatura correr sérios riscos.

Ainda voltaremos ao assunto.

Um exemplo 3 x 4

Volto a insistir no caso de Cajazeiras, diante de um caso real. Ate antes da posse de Maranhão no Governo, o prefeito Leo Abreu fazia campanha aberta para Ricardo, como aconteceu em recente evento a Famup, isto ano passado.

Passadas poucas semanas, eis o discurso de Leo: “Veja bem, meus familiares são todos do PMDB histórico, logo a possibilidade de candidatura de Maranhão vai me gerar muitos problemas”.

Detalhe: Leo é prefeito pelo PSB.

Ainda os bombeiros

O líder do Governo, Tavinho Santos, da mesma forma que o vereador Benilton Lucena (PT) andam defendendo que haja entendimentos entre Maranhao e Ricardo.

Este é o desejo de muitos, mas cada vez mais essa condição se fragiliza.

Romeu no Turismo

Mais uma informação em primeira mao dada pelo WSCOM Online: o empresário Romeu Lemos é o novo Secretario de Turismo do Governo do Estado.

Ele esta aguardando a publicação do ato no Diário Oficial para apontar as primeiras ações no setor.

Anda animado.

Sem tempo

A Secretária de Comunicação, Lena Guimarães, anda com acúmulo de tarefas para definir o projeto de políticas para o setor. Nesta quarta-feira de Cinzas foi vista na SECOM, no Centro Administrativo.

A parte técnica/processual está sendo tocada pelo jornalista Genesinho de Souza Neto.

Última

“O canção vai piar…”

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de Privacidade – Termos de Uso