Os números já disponíveis no Tribunal Superior Eleitoral diagnosticam uma realidade proporcional dando ao universo da Grande João Pessoa uma natureza decisória na definição do resultado no próximo dia 1 de outubro daí a compreensível luta incessante dos principais candidatos em torno dessa região geo – política.
Só para reforçar, sem esquecer Campina Grande como contra – ponto expressivo no contexto agora exposto, João Pessoa reunindo 430 mil e 743 eleitores, mais Santa Rita (3º colégio eleitoral) com 78 mil e setecentos e dezesseis eleitores adicionando-se ainda 65 mil e 908 eleitores de Bayeux e 33 mil oitocentos e sessenta e seis eleitores de Cabedelo totalizam 609 mil 233 eleitores.
Para se ter uma idéia, também comparativa, Campina tem 253 mil 683 eleitores configurando-se assim como importante reduto eleitoral na vizinha eleição, mesmo que no confronto numérico com João Pessoa tenha 170 mil 960 eleitores a menos isto é, na ordem direta, a capital compõe mais 170 mil votantes do que a importante cidade serrana.
Há, ainda, que se considerar os pequenos municípios com quantidades bem menores daí a interferência maior das lideranças e, no contexto presumível, os médios colégios eleitorais, a exemplo de Patos com 62 mil, 371 eleitores, Sousa registrando 43 mil 828 eleitores; Cajazeiras tendo 40.147 eleitores; Guarabira com 35.784 eleitores; Sapé já tendo 35 mil 303 e tantos outros em regiões diferentes.
Permeia em torno desse elemento geográfico, o significado da tendência e/ou perspectiva de resultado eleitoral entre o governador Cássio Cunha Lima em tese favorecido por um desempenho maciço a partir dos pequenos municípios, cujos números das eleições anteriores lhe foram favoráveis, em detrimento dos médios e grandes centros onde os comandos das prefeituras estão nas mãos de seus adversários com a média deles produzindo administrações com aprovação popular.
Em face desse contexto, que a Grande João Pessoa como até já aventou o publicitário Carlos Roberto Alves de Oliveira aparece como ambiente definidor da disputa dependendo do desempenho de cada candidato majoritário contrapondo-se com Campina reduto mais favorável a Cássio, ultimamente bombardeado com ação diuturna de Veneziano buscando reduzir ao máximo o tamanho da vitória tucana.
Até o final do mês, a guerra será indormida nesses lugares. Até pau vai ter.
Tropas federais
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Abraaham Linconln, disse-me nesta segunda-feira, por telefone, que a decisão de pedir ou não as tropas federais no dia primeiro de outubro dependerá dos juizes das diversas comarcas.
Eles foram instruídos para avaliação e, nas próximas horas, relato sobre a necessidade desse incremento de segurança.
Por enquanto, mesmo sem querer opinar definitivamente, ele acha prematuro antecipar tal medida.
Dia N, de Ney I
São vários os fatores em jogo no depoimento do senador Ney Suassuna nesta terça-feira, em Brasília, na Comissão de Ética do Senado por conta do caso dos Sanguessugas, onde ele é acusado de participação.
As atenções se redobraram nas últimas horas, mas pela primeira vez ele terá a oportunidade de se defender da campanha massacrante que a grande midia faz com ele.
Se provar, comprovar e convencer deverá com esse fato produzir grande incremento à sua candidatura ao Senado. O contrário também vale levar em conta.
Dia N, de Ney II
Salvando-se ou passando por esse drama, como ele próprio diz crer bem como seus amigos, certamente que terá a expectativa em torno do relatório do senador Jéferson Peres parlamentar sem pena para proferir sentença.
Passando ainda por esse crivo, aí Lula, Maranhão e cia passam a lhe tratar como aliado e gente próximo, como faziam quando precisaram dele para embates e tarefas especiais.
Sem baixar o nível
O governador Cássio, da mesma forma que o candidato Cícero Lucena, insistem em manter o programa eleitoral com proposituras sem polemizar como querem seus adversários.
Ontem, Cássio foi visto com o presidente do Tribunal de Justiça, Julio Paulo Neto, como que tratando da transmissão de cargos nos dias finais da campanha.
Cícero, juravam amigos seus, além de cuidar da campanha estava precisando ir a São Paulo cuidar de agenda particular.
Umas & Outras
…Palavras do presidente do Tribunal Eleitoral: a Revista NORDESTE orgulha e se constitui em publicação com padrão nacional, disse o desembargador Abraham Lincoln.
…A bomba ainda está chiando. Chiiiiiiiiiiiiiii
Última
Se eu disser que é meio sabido/
Vc diz que é meio pior…