Nova etapa do acordo

O ex-vereador Júlio Rafael, economista com conhecimento denso das normas que regem os poderes, nem sempre estabelece a premissa de sapiência ambulante ou acatamento do conformismo latino diante de interesses/ adversidades políticas, tanto que reluta em admitir que haja processo em curso na direção de se estabelecer aliança entre o PT e o PMDB na Paraíba em 2006.

Júlio prefere, comumente, rebater ou atribuir a realidade à frente ao que considera intenções ocultas de aliados do PMDB ou coisa parecida. Miopia voluntária é o que dir-se-ia nesse caso de aproximação forte para a consolidação da aliança. Mas, cá pra nós, não há invenção nem torcida nenhuma: é pragmatismo puro entre os dois partidos.

Pela relutância e persistência na inaceitabilidade da realidade , ele termina tendo que engolir no seco a fase final do processo devendo culminar com esse desfecho, isto é, registrando apoio mútuo entre PT – Maranhão/Ney e vice-versa.

Ontem, o senador José Maranhão confirmou que está bem perto mesmo de ser selado a composição entre ele e a candidatura do presidente Lula, da mesma forma que, no contra-ponto, há acerto em fase final de confirmação entre o PT na direção de sua candidatura e do senador Ney Suassuna.

Mas, enquanto não se bate o ‘martelo’ – o que deve se dar nos próximos dias – a relutância de petistas como Júlio Rafael reforça o contexto plural do PT, da cultura contestatória interna e de posicionamento ideológico, mesmo assim dificilmente a primazia do voto em Lula deixará de ser a principal premissa para a escolha dos aliados nos estados.

Na Paraíba, esse contexto é iminente.

Já era esperado

A posse do conselheiro eleito Fábio Nogueira só não acontece nesta terça-feira, salvo ato premente se estabeleça do ponto-de-vista judicial – como tanto se falou no inicio da noite em face de movimento dos procuradores.

Pode ser que tudo aconteça, mas a decisão da ministra Ellen Gracie é atestado de processo limpo e juridicamente embasado em jurisprudência já estabelecida.

Tirante inconformismos e leituras políticas radicalizadas, o conselheiro é pessoa com as condições de postura à altura do cargo.

Ainda a MP salarial

A última informação dada pelo procurador geral de João Pessoa, Gilberto Carneiro, dá conta de que o Executivo deve enviar nas próximas horas novo texto da Medida Provisória concedendo reajuste salarial dos servidores municipais.

O Governo município quer tirar do texto emendado pela Câmara alguns artigos considerados inconstitucionais.

Reação imediata

O presidente da Câmara, Severino Paiva, assegurou, em entrevista ao Abra o Jogo, na 100.5 FM, que se houver alteração sua previsão é de que tudo voltará à estaca zero, ou seja, retornará o mesmo posicionamento da Oposição fazendo emendas.

– Não é possível que direitos dos aposentados, por exemplo, sejam retirados – antecipou.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo