Com medo de Ricardo

Faltam poucos dias – da semana que vem não passa – para que os vereadores de João Pessoa discutam e votem a proposta de criação do Fundo da Microempresa já batizado de Empreender/JP, hoje editado através de Medida Provisória, que, em sendo aprovado, dará “gás” ao motor administrativo da Prefeitura Municipal com possível repercussão política.

A tese central é gerar e multiplicar recursos advindos de 1,5% que cada prestador de serviço deixará como contribuição transformado-a em Fundo de Microempresa podendo com isso gerar fluxo de recursos para fomentar a economia da cidade, a partir de uma política pública inovadora.

Só que a Oposição por vários fatores e títulos certamente que não deixará o prefeito da Capital em paz, menos pela essência em si do instrumento do Empreender/JP, mais pela forma política de tentar contê-lo para não vê-lo soberano no processo como dar as cartas.

Numa demorada conversa/entrevista com o Líder da Oposição, Hervázio Bezerra, no programa Abra o jogo, na 100.5, extrai alguns dados importantes para consolidar o atual juízo de valor: primeiro, a vigilância sempre será ampla; segundo, a Oposição teme que Ricardo Coutinho coloque a opinião pública contra eles (opositores) na hipótese de rejeição da matéria e, por último, temem ainda que projetos como esse possam cacifar o prefeito a mais da conta.

No debate em si da taxa de 1,5% a Oposição tenta incutir no debate que os prestadores de serviços venham a embutir o percentual no valor do serviço, menos se as regras expostas estiverem, como estão, passíveis de vigilância de todos, inclusive da Oposição.

Trocando em miúdos, vai ser difícil a Oposição recusar um projeto que tem amplo apoio das entidades de classe produtivas, portanto, mesmo gemendo nunca é demais cair na real que o Empreender JP deixou os vereadores oposicionistas em xeque mate.

Governador atento

Duas ações tomaram conta da agenda do governador Cássio Cunha Lima, nesta quarta-feira, em Brasília. A primeiras delas o colocou cara a cara com o Ministro Antonio Palocci, além de dois outros governadores ( Maranhão e Sergipe), na busca de consolidar a criação de um Fundo Regional de Desenvolvimento.

Serviria, guardadas as proporções, como reserva técnica e de compensação para os estados.

Na agenda, contudo, Cássio atraiu para si a convocação dos governadores de Pernambuco e Rio Grande do Norte no sentido de vê-los envolvidos na pressão que se fará dia 17 para o TCU garantir a duplicação da BR-101.

Uma das conversas do governador paraibano foi com o senador Ney Suassuna.

PL longe de Cássio
Os três vereadores do Partido Liberal na Capital decidiram hoje anunciar o rompimento definitivamente com o grupo do governador Cássio. Aníbal Marcolino, em nome de Zezinho do Botafogo e Pastor Miguel Arcanjo, disse que é questão decida sem volta.

– Não vamos ficar nos humilhando, por isso estamos fora do grupo e distante do governador que ajudamos a eleger – afirmou.

Célula Tronco

A geneticista Tereza Tavares, professora da UFPB e uma das autoridades no debate sobre célula tronco no Estado, revelou em entrevista no Abra o jogo, que a Paraíba dispõe de duas Clinicas Assistidas com embriões congelados passiveis de estudos e pesquisas.

Ele defendeu, contudo, que a UFPB lidere movimento para discutir e estruturar nossa pesquisa cientifica diante da novidade produzida pelo Congresso Nacional.

s & Outras

…A Câmara Municipal poderá convocar Aracilba Rocha para dar explicações sobre declarações sobre presença de “homens da mala” próximos do Conselho Tarifário.

…O vereador Luciano Cartaxo, líder do Governo, disse que isso é matéria vencida.

… Em apenas 67 dias de Governo, Marcus Odilon já substituiu duas vezes o Secretário de Finanças.

Última

“São todos iguais…”

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Acessar o conteúdo