A Polícia Civil da Paraíba efetuou a prisão de quatro homens suspeitos de integrar uma associação criminosa especializada em sequestros relâmpago e roubos de veículos em João Pessoa. O grupo é apontado como responsável por um crime ocorrido na manhã do dia 11 de março, quando uma mulher foi abordada por criminosos armados enquanto estava em seu carro, na orla de Manaíra.
Durante o crime, a vítima foi mantida sob o controle dos assaltantes dentro de seu próprio veículo, um Nissan Kicks de cor branca. Sob ameaças, ela foi obrigada a realizar transferências bancárias via PIX, que totalizaram um prejuízo de aproximadamente R$ 1 mil, antes de ser libertada na região central da capital. O automóvel foi posteriormente abandonado no bairro do Varadouro e recuperado pela Polícia Militar.
A investigação teve auxílio das imagens do sistema de câmeras de segurança SMART CITY, que permitiram o rastreamento das movimentações bancárias e a identificação dos dois primeiros envolvidos, de 37 e 24 anos.
Os dois indivíduos foram capturados em uma área conhecida como “Cracolândia”, no Varadouro. Poucos dias depois, outros dois comparsas, de 39 e 27 anos, foram detidos na mesma localidade, sendo que um deles já possuía reconhecimento formal por outra vítima de roubo de veículo com o mesmo padrão de atuação.
De acordo com a Polícia Civil, o grupo possui um modus operandi consolidado e pode estar envolvido em pelo menos três crimes semelhantes na região. A instituição optou pela divulgação das imagens dos investigados como ferramenta para que outras possíveis vítimas compareçam à sede da DRFVC, localizada na Cidade da Polícia Civil, no bairro do Geisel, para formalizar novos reconhecimentos e auxiliar no esclarecimento de outros delitos.
Os quatro homens agora enfrentam uma série de acusações graves, incluindo roubo qualificado pelo uso de arma de fogo, restrição da liberdade da vítima, concurso de pessoas e associação criminosa armada. Caso sejam condenados por todos os crimes praticados, as penas individuais podem ultrapassar os 10 anos de reclusão, conforme as diretrizes do Código Penal Brasileiro.
A ação que levou ao paradeiro dos suspeitos foi coordenada pela Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), contando com o suporte estratégico da Unidade de Inteligência da Polícia Civil e da Guarda Municipal.