Eleições 2026: transporte de armas é proibido a partir deste sábado; veja outras restrições

Véspera do segundo turno marca o fim do prazo para atos de campanha nas ruas e reúne regras que devem ser observadas até o domingo (25)

WSCOM transmite apuração e contagem de votos das Eleições 2026 em tempo real
(Foto: Reprodução)

A véspera do segundo turno das Eleições 2026, neste sábado (24), marca o início da proibição do transporte de armas e munições por colecionadores, atiradores e caçadores (CACs) em todo o país. A restrição segue até segunda-feira (26), conforme o calendário eleitoral.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp 

Entre no nosso grupo e saiba tudo em primeira mão

O sábado também é o último dia para a distribuição de material gráfico e a realização de caminhadas, carreatas e passeatas de campanha. Essas atividades podem ocorrer até as 22h, com ou sem acompanhamento de carros de som e minitrios, de acordo com a legislação eleitoral.

Restrição ao transporte de armas

A proibição do transporte de armas e munições por CACs começa neste sábado e permanece em vigor até 26 de outubro. A medida integra as regras previstas para o período do segundo turno das eleições.

Não conseguiu acompanhar tudo hoje?

Receba um resumo das principais notícias do WSCOM diretamente no seu e-mail, todos os dias às 19h.

Último prazo para atos de campanha

Candidatos e partidos têm até as 22h deste sábado para distribuir material gráfico e promover caminhadas, carreatas e passeatas. O prazo também vale para atos acompanhados por carros de som ou minitrios.

Procedimentos de auditoria das urnas

Além das restrições relacionadas à campanha, a Justiça Eleitoral realiza neste sábado procedimentos de preparação para a auditoria da votação eletrônica. Entre as 7h e as 12h, a comissão responsável deverá escolher ou sortear as seções eleitorais que passarão pela verificação no segundo turno.

A partir das 12h, também ficam disponíveis as funcionalidades do Sistema de Gerenciamento da Totalização (SISTOT) relacionadas à apuração dos resultados.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deverá ainda divulgar arquivos técnicos relativos às urnas utilizadas na preparação das mídias de votação. Eventuais atualizações poderão ser complementadas até as 16h de domingo (25), pelo horário de Brasília.

Eleição acontece neste domingo

O segundo turno das Eleições 2026 será realizado neste domingo (25). A Justiça Eleitoral também estabeleceu prazos para confirmar a disponibilidade de transporte especial destinado a eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida e a pessoas de comunidades indígenas, quilombolas e tradicionais que não tenham meios próprios para chegar aos locais de votação.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de Privacidade – Termos de Uso