Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer é a doença que mais mata crianças e jovens de 1 a 19 anos no Brasil. Mas a boa notícia é que a combinação entre aumento da informação com o diagnóstico precoce e a evolução dos métodos de tratamento fez com que a taxa de cura, que era 15% há 30 anos, possa chegar hoje a 80%.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
E para ajudar a aumentar este número, todos podem fazer a sua parte neste sábado, 22 de agosto, participando da campanha McDia Feliz. Neste dia, toda a renda (exceto alguns impostos) obtida com a venda de sanduíches Big Mac será doada para instituições que apoiam crianças e jovens.
Na Paraíba, a beneficiada pela Casa Ronald McDonald Brasil será a Associação Donos do Amanhã, uma organização sem fins lucrativos que trabalha junto às crianças e jovens portadores de câncer de todo o estado que fazem tratamento em João Pessoa. O valor arrecadado será destinado para a aquisição de suplementos alimentares para as crianças carentes em tratamento. A entidade garante apoio social, custeando alguns exames e medicações, doando cestas básicas, leite, complementos vitamínicos, fraldas descartáveis, além de oferecer almoço para as crianças e seus acompanhantes nos dias de tratamento ambulatorial.
Casos na Paraíba
Segundo o INCA, devem ser registrados cerca de 180 novos casos de câncer infantil na Paraíba anualmente. Mas, a maioria das neoplasias infantis são curáveis, se diagnosticadas precocemente. “O diagnóstico precoce da doença e o acesso aos serviços de média e alta complexidade são decisivos para garantir o tratamento adequado, a sobrevida e a cura do paciente”, destaca Dra. Andréa Gadelha, presidente da Associação Donos do Amanhã e médica oncopediátrica.
Sintomas
Dra. Andréa também destaca que os pais devem ficar atentos a qualquer alteração nas crianças. “Na hora do banho as mães e pais devem apertar a barriguinha das crianças, ver se tem algum carocinho no corpo, pescoço, axilas e virilhas, e, se perceber algo diferente, levar imediatamente ao médico. Os exames anuais de rotina também são importantes. Se o câncer for diagnosticado precocemente e tratado de forma adequada, tem mais de 80% de chance de cura”, orienta.
Sintomas como pele amarelada (palidez), manchas roxas no corpo sem relação com trauma, dores nas pernas, náusea e vômito, febre no final da tarde, marcha cambaleante (ataxia), vômitos matutinos e cefaleia matutina, também podem ser sinais de alerta.
Como contribuir
Para contribuir com as crianças carentes com câncer, basta adquirir um sanduíche Big Mac, neste sábado, dia 22 de agosto, em qualquer restaurante McDonald’s de João Pessoa ou Campina Grande. Além dos sanduíches, serão vendidos artigos como camisetas, que vão reforçar a arrecadação. “Contamos com o apoio dos paraibanos para esta campanha tão importante que colabora para aumentar as chances de cura de mais de 170 crianças carentes de todo o estado que fazem tratamento no hospital de referência de João Pessoa. Vamos ajudar a fazer uma criança voltar a sorrir”, reforça Dra. Andréa Gadelha.
Serviço:
Evento: McDia Feliz 2026
Data: 22/08 (sábado)
Local: Restaurantes McDonald’s
Valor do Big Mac: R$ 21,00
