Portal WSCOM
Termina nesta sexta-feira (25) a primeira etapa da Campanha Nacional de combate ao sarampo. Na Paraíba, o número de casos confirmados subiu para 21, além de outros 152 que estão sobre suspeita e a Secretária de Estado da Saúde (SES) investiga. João Pessoa é a cidade com o maior número de ocorrências, registando 9 casos.
O Estado da Paraíba, até o mês de setembro tem uma cobertura de 91,56% de cobertura vacinal.
Para a Campanha de vacinação contra o sarampo, que teve seu dia D no dia 19 de Outubro, o Estado até o momento apresenta uma cobertura parcial de 94,79% para esse mês de Outubro (dados ainda não fechados). Porém, a meta mensal não é atingida por todos os municípios, por isso é necessário alertar os Gestores Municipais para intensificarem a busca ativa na população para imunizar essas crianças não vacinadas com a Tríplice Viral, principalmente naqueles Municípios que não alcançaram os 95% e que tem casos confirmados.
Sobre as próximas fases da campanha – A campanha foi dividida em duas etapas para priorizar a vacinação de dois grupos específicos. Na primeira fase, crianças de 6 meses a 5 anos de idade. De acordo com o boletim do sarampo divulgado pela Ministério da Saúde, esse é o grupo mais vulnerável. Bebês de até 1 ano de idade apresentam índice de incidência de sarampo 12 vezes maior que as demais faixas etárias.
A segunda fase, com data de início prevista para 18 de novembro, imunizará adultos de 20 anos a 29 anos de idade que não estão com a carteira de vacinação em dia. De acordo com o ministério, a vulnerabilidade acontece porque adultos nessa faixa etária nasceram após a erradicação da doença no país, o que retirou a obrigatoriedade da segunda dose da vacina.
Escrito por: Edney Oliveira
sarampo vacina
sarampo vacina


