Cartaxo destaca trabalho de inclusão digital da Prefeitura

Imagem Substituída

 Integrando as ações de políticas públicas implantadas pela Prefeitura de João Pessoa, moradores da comunidade São Rafael foram contemplados para receber o ônibus da Estação Móvel Digital. O trabalho acontece nesta segunda-feira, 2, e leva cursos, oficinas e computadores com acesso à internet para a população.

O prefeito Luciano Cartaxo esteve no lançamento do projeto, e destacou a importância da inclusão digital: “Essa é uma forma de oferecermos oportunidade a quem não tem acesso a inclusão digital. A partir de agora, muitos vão poder conhecer, se preparar profissionalmente e para a vida”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

A Estação Digital Móvel vai oferecer curso de informática fundamental e oficinas sobre governo eletrônico e mídias sociais cidadãs. Além disso, também oferecerá computadores com acesso livre à internet para todos os moradores da comunidade. Ao todo, 142 pessoas já se inscreveram para participar do curso, dos quais apenas três pessoas já tiveram contato com computador anteriormente.

O veículo ficará na Avenida Arquivista Jonathas Careca, Castelo Branco, em frente ao Clube de Mães – Centro Cultural e Social por Mãos de Mães, durante três semanas, de 2 a 20 de dezembro, de segunda a sábado, das 9h às 17h.

A primeira atividade do ônibus realizada na manhã de hoje também contou com as presenças do vice-prefeito Nonato Bandeira e do deputado federal Leonardo Gadelha.

Desenvolvimento

A Estação Digital Móvel tem como objetivo principal promover a inclusão digital na cidade de João Pessoa e foi pensada para levar os serviços a quem nunca teve ou tem pouco contato com a informática. “Durante o lançamento do projeto, fomos procurados por líderes da comunidade São Rafael e hoje estamos atendendo a este pedido, atendendo os moradores dessa região. Ainda estamos construindo o calendário dos outros locais por onde vamos passar, com a ajuda do Orçamento Participativo e da Secretaria de Desenvolvimento Social”, explicou a secretária de Ciência e Tecnologia, Marly Lúcio.

A representante da comunidade, Apolonia Maia, afirmou que o projeto vai ajudar os moradores a progredir. “Nós conhecemos bem a população do São Rafael. A comunidade tem um índice alto de criminalidade. Acredito que informática é uma forma de ocupar os jovens e tirá-los desse viés”, destacou.

Para a dona de casa Maria Aldemira, 30 anos, que nunca teve nenhum contato com computador na vida, a oportunidade pode trazer mudanças. “Tinha o sonho de fazer um curso e aprender e nunca tive oportunidade. É uma sensação muito boa está aqui de frente pra um computador e saber que vou aprender e quem sabe até conquistar um emprego e trabalhar fora”, refletiu.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de Privacidade – Termos de Uso