Cultura
Música e história se encontram no Projeto Viva o Centro
03/09/2024
Da redação
Imagina um lugar onde a música e a história dialogam. É assim o projeto “Viva o Centro com Música”, onde cada nota resgata memórias e criam experiências novas. Ele acontece toda quarta, quinta e sexta-feira, a partir das 17h, no Centro Cultural de São Francisco (CCSF), no centro da histórica João Pessoa. O melhor é que a programação é gratuita, com estacionamento também aberto ao público, no pátio da CCSF.
Óperas e clássicos – As apresentações têm início na capela central do CCSF, com os cantores operísticos Kleiton D’Araújo, Domingos (tenor) e Eduardo Cunha Lima, Izadora França (soprano) apresentando peças clássicas de óperas europeias. Logo após, a cantora soprano Izadora França canta a tradicional Ave Maria, pontualmente às 18h.
A estudante engenharia, Luiza Muniz, de Vitória da Conquista (BA), ficou encantada com as apresentações. “Aqui parece ser um lugar convidativo, uma verdadeira celebração de sons e melodias”, comentou Luiza, que esteve em João Pessoa pela primeira vez e ficou surpreendida com a capital.
A programação da quarta-feira (4), 18h15, haverá apresentação do combo instrumental da big band Rubacão Jazz, no CCSF. O quinteto é formado por bateria, contrabaixo e piano, além instrumentos que podem variar, mantendo a essência do jazz, através de improvisos e variações. A apresentação contará com Sabiano Araújo (Trombone), Diego Rafael (Guitarra), Hermano de Paula (Baixo), Daniel Araújo (Bateria) e Gustavo Rodrigues (Teclado). O repertório trará uma fusão entre música brasileira e jazz contemporâneo, proporcionando ao público uma experiência rica e variada.
Na quinta-feira (5), 18h15, também no CCSF a big band se apresenta com sua formação clássica. Composta por saxofones, trombones, trompetes, bateria, percussão, guitarra, piano, sanfona e baixo, a orquestra celebra 10 anos de atuação na cena musical de João Pessoa, combinando performances instrumentais com pesquisa histórica de clássicos da música brasileira. O repertório da Big Band Rubacão Jazz passeia pelo frevo, jazz e outras vertentes musicais, homenageando compositores e arranjadores locais, além de apresentar obras consagradas internacionalmente.
Sexta-feira com Karisma – Na sexta-feira (6), excepcionalmente, o projeto será apresentado em Manaíra, na praça de alimentação do Mag Shopping, a partir das 17h. A atração será a banda Karisma, que celebra esse ano 33 anos de história. No repertório estão incluídos samba, blues, bossa nova, rock n’ roll, forró/baião/xote, música instrumental e vocal à capella.
A banda é conhecida por sua capacidade de dialogar com diferentes públicos. Ela se apresentou em diversos eventos culturais. É composta por Jair Pessoa (voz), Cléber Lourenço (voz e violão), Jasson Júnior (guitarra e vocal), André Barros (baixo e vocal), Ebenézer Lourenço (bateria e vocal), Hugo Castro (teclados), Rogério Vieira (percussão), Alexandre Ferreira (trombone), Kaká Ferreira (trompete), Jackson Santos (sax) e Moisés Rodrigues (sax).
Projeto Música no Centro – O projeto, que está na sua segunda edição, recomeçou no mês de agosto de 2024 e vai até janeiro de 2025. São três dias com programação gratuita para o público com apresentações em vários estilos e sonoridades, a exemplo do jazz, blues, clássicos, erudito, música regional, nacional e internacional. Ele foi prospectado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia da PMJP e UFPB, por meio do setor de projetos do órgão com apoio da Agência de Inovação Tecnológica do Município, criada para promover o desenvolvimento tecnológico, levando inovação a diversos setores e fomentando a integração entre o público e o privado. Operando como uma ponte dinâmica que interliga a academia, o governo e as empresas, a Inovatec JP adquire um papel multifacetado e se destaca na concepção e desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos inovadores. Tem como parceiro e apoiador o Governo do Estado da Paraíba.
Tecnologia e Música – O projeto, no primeiro momento, também permitiu a realização de pesquisa com a utilização de software livre, dando início a testes de gravação, sonorização, transmissão de conteúdo com computadores, interfaces e utilização de celulares de uso cotidiano com função de câmeras. realizar empreendedorismo musical. A pesquisa investiga se é possível usar hardwares acessíveis e que sirvam tanto para a sonorização de eventos de pequeno porte quanto para gravação de estúdios caseiros, ou em inglês, home studios. A expectativa é, caso os experimentos se repliquem de maneira positiva, que seja criado um protocolo de montagem de sistemas de sonorização, gravação e transmissão ao vivo dentro do sistema Linux, parte do sistema operacional Linux responsável por isso é um protocolo denominado por Jack Audio Connection Kit.
SERVIÇO:
PROJETO VIVA O CENTRO COM MÚSICA
Dias: quarta e quinta-feira (4 e 5)
Hora: 17h
Local: Centro Cultural de São Francisco – Centro Histórico
Entrada gratuita e estacionamento no pátio do CCSF
Dia: Sexta-feira (6)
Hora: 17h
Local: Praça de alimentação do Mag Shopping – Manaíra
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.