Paraíba
Mobilidade Urbana: Projeto com sistema de ônibus rápido em João Pessoa promete atender cerca de 83% do deslocamento da cidade
27/09/2024
Anna Barros/ Portal WSCOM
Até 2026 João Pessoa deve receber reforma de mobilidade urbana que impactará diretamente a área central da cidade. O ‘Projeto De Melhoria Da Mobilidade E Acessibilidade Da Área Central De João Pessoa’ busca melhorias em nível de acessibilidade, comércio local e infraestrutura.
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O projeto em questão faz parte do ‘Programa de Desenvolvimento Urbano Integrado e Sustentável do município de João Pessoa’, conhecido como ‘João Pessoa Sustentável’. O projeto engloba a implementação do Bus Rapid System (BRS), termo em inglês para o sistema de ônibus rápido.
Esse sistema exige a construção de corredores, terminais, sistema de informação, mobilidade e acessibilidade e para a urbanização e recuperação das margens do rio Jaguaribe. E, atualmente, o orçamento previsto para a conclusão das obras está em 55.455 milhões de euros.
A Área Central, ponto principal do projeto, envolve os seguintes terminais de integração: Bessa, Varadouro, Pedro II – Mangabeira, Cristo – 2 Fevereiro, Cruz das Armas – Novo Mercado. Essa área é responsável por 83% da demanda de deslocamento da cidade.
Além dos terminais de integração, o BRS também contará com dois corredores de ônibus. O primeiro sendo o de Cruz das Armas, com extensão de 15,3 km, que liga a Área Central à Região Sul, atendendo ao todo 24 bairros. E também o Corredor Pedro II, com extensão de 14,5 km, que liga a Área Central à Região Sudeste, atendendo 11 bairros.
As intervenções ocuparão a seguinte área:
João Pessoa Sustentável
O Programa está em andamento desde 2017 e tem 2026 como data limite para a entrega dos projeto e possui US$ 159,4 milhões como investimento total e tem como um dos objetivos principais a diminuição da desigualdade urbana.
Em julho deste ano, o atual prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, foi até Paris, na França, para buscar parcerias que viabilizassem o projeto de mobilidade urbana. Foi autorizado pelo Senado o empréstimo de 44,3 milhões de euros, cerca de R$ 267 milhões na conversão atual.
Obras previstas:
Redesenho das vias selecionadas
Ampliação de calçadas
Adoção de dispositivos de traffic calming
Expansão da rede cicloviária
Drenagem superficial
Iluminação, semaforização e sinalização
Embutimento de fiação
Nivelamento de vias e passeios
Arborização
Instalação de mobiliário urbano
Construção dos espaços logísticos para abastecimento
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