Política
Lula se reúne na próxima semana com Hugo Motta e Alcolumbre para discutir crise do IOF
Encontro deve acontecer entre os dias 9 e 10 de julho, antes da audiência de conciliação convocada pelo STF
05/07/2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (c) reunido com os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (d), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (e) (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)
WSCOM com 247/O Globo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve se reunir com o senador Davi Alcolumbre (União-AP) e o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) na próxima semana, nos dias 9 e 10 de julho, para tratar do impasse envolvendo o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A articulação faz parte da estratégia do governo federal para buscar uma saída institucional antes da audiência marcada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
De acordo com informações da coluna do jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, a reunião está prevista para ocorrer após o retorno de Lula a Brasília. O presidente cumpre agenda oficial no Rio de Janeiro até segunda-feira (8), quando participa da cúpula dos Brics.
A mobilização foi motivada pela decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que suspendeu os efeitos dos decretos emitidos pelo Executivo e pelo Congresso sobre o IOF. A medida foi anunciada na sexta-feira (4) e inclui a determinação de uma audiência de conciliação entre os Poderes.
Marcada para 15 de julho, a audiência ocorrerá na sala de audiências do STF, em Brasília. O objetivo é promover um acordo entre Executivo e Legislativo quanto à competência para legislar e regulamentar o imposto.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.