Saúde

Laureano implanta novo projeto de humanização hospitalar, ‘Bobologistas de Plantão’ , para levar alegria a todos que lutam contra o câncer


07/04/2024

Da Redação



Para proporcionar mais uma opção na busca pela cura dos pacientes do Hospital Napoleão Laureano (HNL), uma parceria entre a Fundação Napoleão Laureano (FNL) e o projeto Bobologistas de Plantão foi iniciada início desse mês, levando às crianças e os adultos que fazem tratamento oncológico no HNL realizam o tratamento contra o câncer leveza e diversão por meio de brincadeiras, cantorias, mágicas e boas risadas.

Os especialistas em bobologia, dra. Modesto (Erica Modesto), dr. Mingal (Marcelo Marcon) e dr Bambam (Luís Eduardo Santos), são personagens fundamentais nesta ação que integra saúde, arte, cultura e humanização. Para os biologistas, “a realização do projeto provoca um sentimento que envolve a vontade de construir bons encontros em uma conexão genuína, utilizando a máscara do palhaço como forma de estabelecer relações saudáveis e de ressignificar o período de internação. Através da alegria, é possível promover bem-estar, o que contribui para a melhoria do paciente”.

De acordo com a coordenadora do setor ambulatorial de pediatria, Dra. Andrea Gadelha, “o câncer é uma doença estigmatizada por sofrimento, desesperança e finitude, e a criança é o oposto disso tudo. Independente da idade, mostrar aos pacientes, pais e responsáveis que tudo vai ficar bem diante desse diagnóstico é um desafio, por isso, esse tipo de ação é de suma importância para sair de uma caixinha de sofrimento e viver um momento de paz, alegria e esperança por dias melhores. A palhaçada e risos aumentam a imunidade e tiram o paciente de um ambiente hostil (furadas, soros, medicamentos) para um mundo de fantasia”.

Para o presidente da Fundação Napoleão Laureano, Marcelo Lucena, mais do que oferecer um tratamento médico de excelência, o Laureano está comprometido em proporcionar um ambiente acolhedor e humanizado aos pacientes. “A parceria com o projeto Bobologistas de Plantão é um exemplo de como é possível levar descontração e leveza para a vida de quem está enfrentando o câncer, além de ser fundamental para o processo de cura”.

Essa iniciativa se soma a tantas outras ações que demonstram o compromisso do Hospital Napoleão Laureano no combate ao câncer. Sobretudo por ser um único Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) da Paraíba, proporcionando sempre um ambiente acolhedor e humanizado que são primordiais para o bem-estar físico, emocional e social durante um tratamento tão doloroso, como é combater o câncer.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //