Kamala Harris se torna a primeira mulher a assumir a vice-presidência dos EUA

Imagem Substituída

Na tarde desta quarta-feira, 212 anos depois de John Adams se tornar o primeiro vice-presidente do país, Kamala Harris se tornou a primeira mulher – e a primeira mulher negra – a assumir o cargo. O momento é um marco para os americanos que lutaram por gerações para ver rostos semelhantes aos seus no poder executivo do governo.

 

Mas o papel de Kamala Harris no novo governo será muito mais do que simbólico.

 

Com o Senado agora dividido igualmente entre democratas e republicanos, Harris pode se ver dando o voto decisivo em muitos momentos cruciais, porque o vice-presidente exerce o poder de desempate no Congresso dos EUA.

 

Uma legislação ambiciosa sobre o coronavírus, a economia, as mudanças climáticas e outras questões políticas estarão no topo da agenda do presidente Biden, e o voto de Kamala pode ser crítico. Um de seus primeiros atos oficiais em seu novo cargo será dar posse a três novos senadores democratas.

 

Muitos esperam que Biden também confie em suas habilidades de promotora e em sua energia pessoal como um membro crucial do governo. E dada a especulação de que Biden, de 78 anos, pode não concorrer a um segundo mandato, Harris certamente enfrentará um intenso escrutínio sobre seu próprio futuro político.

 

Mas para muitos, é a voz que ela oferecerá às mulheres e pessoas negras que são centrais para o cargo.

 

“Isso é tão importante, ter uma mulher negra nas grandes questões que este governo tem que enfrentar”, disse a deputada Barbara Lee, democrata da Califórnia e aliada de longa data de Harris. “Ela trará uma lente de justiça, uma lente de justiça racial, equidade racial, para tudo e cada política e cada decisão que vai ser tomada.”

 

Hillary Clinton, a única mulher a receber a indicação presidencial de um grande partido, destacou a natureza de quebrar as barreiras da conquista de Harris em um tweet na quarta-feira.

 

“Fico contente em pensar que o que parece histórico e incrível para nós hoje – uma mulher tomando posse como vice-presidente – parecerá normal, óbvio ,“é claro”, para as sobrinhas netas de Kamala à medida que crescem”, escreveu Hillary, postando uma foto de Kamala Harris com as duas meninas. “E eles estarão certas.”

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo