Paraíba

João Pessoa amanhece com alagamentos em vias; chuvas deixam trânsito lento na região metropolitana e BR-230


02/07/2025

Ponto de alagamento na Rua Barão do Triunfo, no Centro de João Pessoa (Semob-JP/Imagens de monitoramento)

Da Redação / Portal WSCOM



Chuvas intensas atingiram João Pessoa e a Região Metropolitana na madrugada e manhã desta quarta-feira (2), provocando alagamentos e lentidão no trânsito. João Pessoa e mais 42 cidades da Paraíba estão em alerta. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o alerta amarelo de perigo potencial é válido até às 10h de hoje, com possibilidade de acumulados de até 30 milímetros por hora.

Na capital paraibana, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) confirmou pelo menos três pontos de alagamento: em frente à estação da CBTU, no Varadouro; na Rua Valdemar Naziazeno, no Geisel; e na Avenida Dom Pedro II. Por causa da grande quantidade de água na pista, o trânsito no trecho em frente à CBTU precisou ser desviado pela Rua Rosário de Lorenzo, seguindo pela Rua Desembargador Trindade e retornando pela Avenida Maciel Pinheiro.

O impacto das chuvas também afetou a BR-230, na Grande João Pessoa. O riacho que passa no bairro Manguinhos, em Bayeux, transbordou e alagou o trecho entre o antigo posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o viaduto Major Ciraulo. Vídeos feitos por motoristas mostram veículos de grande porte formando ondas na pista. O trânsito ficou lento e exigiu atenção redobrada dos condutores.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), João Pessoa registrou acumulados superiores a 70 mm em vários bairros nas últimas 24 horas. A Defesa Civil da capital informou que, somente no bairro do Grotão, uma estação pluviométrica registrou 149,8 mm de chuva.

O Inmet classificou o alerta como de perigo potencial, com risco baixo de alagamentos e pequenos deslizamentos. Mesmo assim, a recomendação é evitar enfrentar o mau tempo, observar alterações em encostas e não utilizar aparelhos eletrônicos conectados à rede elétrica.

Além de João Pessoa, estão em alerta os municípios de Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Conde, Mamanguape, Guarabira, entre outras da região do Litoral e Zona da Mata. A população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou pelo número (83) 98831-6885. O Corpo de Bombeiros também está disponível no número 193.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.