Política

Governadores do NE se reúnem com governo da França para tratar sobre mudanças climáticas e turismo sustentável


29/07/2021

(Foto: Reprodução/Twitter/Fátima Bezerra)

Da redação/Portal WSCOM

O Consórcio dos Governadores da Região Nordeste se reuniu, nesta quinta-feira (29), no Palácio do Campo das Princesas, em Recife, com a Embaixada da França e Agência Francesa de Desenvolvimento para tratar sobre saneamento, meio ambiente e projetos de turismo sustentável. Estiveram presentes na reunião os governadores: João Azevêdo, da Paraíba, Paulo Câmara, de Pernambuco, Wellington Dias, do Piauí, Renan Filho, de Alagoas, e a governadora Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte.

“O Consórcio Nordeste permite uma relação direta com países e até mesmo com organizações de outros países, como a comunidade europeia. A França abraça mundialmente o programa que se preocupa com as mudanças climáticas. O mundo passa por situações de geadas, chuvas, assim como com calamidade com secas e altas temperaturas, o que causa impacto nas lavouras, economia e na qualidade de vida, levando até pessoas à morte. Dentro desse aspecto, a região Nordeste se soma com governadores de outros estados na Carta pelo Clima, na defesa de projetos que possam amenizar esses impactos causados pelas mudanças climáticas”, disse o governador do Piauí, Wellington Dias.

 

 

Na oportunidade, Dias, que é presidente do Consórcio Nordeste, apresentou a proposta para um trabalho integrado com base em projetos da Câmara Temática do Meio Ambiente.

“Deveremos celebrar as primeiras parcerias com os nove estados do Nordeste, voltado para a área do saneamento, com foco em resíduos sólidos. Vamos trabalhar de forma científica e adequada, não só na coleta, mas com a condição de ter, em todos os municípios, a destinação correta do lixo para solucionar questões que afetam a saúde e turismo e para geração de emprego e renda. O objetivo é que haja uma integração entre a proteção ambiental e a realização de investimentos que impactem positivamente no turismo, por exemplo. A primeira região contemplada deve ser a da Rota das Emoções, que inclui o Parque Nacional de Jericoacoara, o Delta do Parnaíba e Cajueiro da Praia, além dos Lençóis Maranhenses. É um caminho que dará bons resultados”, afirmou Dias.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra declarou que as ações de cooperação tiveram que aguardar, devido a pandemia, mas que “a retomada começa agora, a partir desse encontro”.

 

 


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.