Política

Governadores discutem meio ambiente em agenda estratégica com França e Estados Unidos


28/07/2021

Portal WSCOM



O Consórcio Nordeste discute nesta sexta-feira (29) o tema meio ambiente com a Embaixada da França, em Recife. A reunião/almoço ocorrerá no  Palácio do Campo das Princesas e participarão os governadores do Nordeste, embaixadora da França no Brasil e AFD, além de representantes estaduais das Secretarias vinculadas aos temas de parcerias e técnicos do Consorcio Nordeste.

O evento comemorativo se dá 2 anos após os Estados do Nordeste e a França estabeleceram uma cooperação estreita em 29 de julho de 2019, data na qual uma carta de intenções foi assinada pelo ministro da Europa e dos Assuntos Exteriores da França e pelos governadores dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Após a assinatura da carta, uma delegação do Consórcio Nordeste, formada por governadores e representantes dos Estados do Nordeste, realizou uma visita oficial a Paris entre os dias 17 e 19 de novembro de 2019. Nessa ocasião, uma carta de intenções para cooperação sobre temas relativos ao meio ambiente e às cidades sustentáveis foi assinada entre o Ministério da Transição Ecológica e Solidária da República Francesa e o Consórcio, bem como um protocolo de entendimento entre a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e o Estado do Piauí.

Apesar do impacto da pandemia de COVID-19, ações já foram realizadas no âmbito da cooperação estabelecida entre a França e o Nordeste. A reunião terá como objetivo aprofundar a cooperação e explorar futuras possibilidades de colaboração. Nesse sentido, após consultas realizadas entre a Embaixada da França, a AFD e as Câmaras Temáticas do Consórcio Nordeste, cinco temas foram confirmados como prioritários para ações futuras: energia, meio ambiente, água e saneamento, gestão de resíduos e agricultura familiar. Ao final do evento, previsto para as 15h, será apresentada uma declaração conjunta colocando das ações desenvolvidas e dos primeiros eixos de cooperação a serem privilegiados nas próximas parcerias.

“No dia 29 de julho nós teremos duas agendas muito importantes para o Brasil e especialmente para a região Nordeste. A primeira, o Consorcio Nordeste juntamente com a equipe técnica, os governadores com a embaixadora da França no Brasil, com a presença também do consulado na comemoração, aliás do aniversário da presença do consulado no Nordeste. Nós vamos tratar de uma pauta comum, uma pauta em que ela vai gerar parceria para a área do saneamento voltado para resíduos sólidos. Portanto, ela saúde e meio ambiente gerando emprego, e, a pauta relacionada ao turismo vinculado ao meio ambiente. Esta pauta ela terá a França, mas também a Comunidade Europeia como importantes parceiras aqui do Piauí e do Nordeste brasileiro”, disse Wellington Dias, governador do Piauí e presidente do Consorcio Nordeste.

 Agenda do Fórum dos Governadores do Brasil com Jonh Kerry

Às 17h, de forma virtual o Fórum dos Governadores se reunirá com John Kerry, representante do Governo Americano. Participarão Wellington Dias (PT-PI), Renato Casagrande (PSB-ES), João Doria (PSDB-SP), Eduardo Leite (PSDB-RS), Reinaldo Azambuja (PSDB-MS) e Flávio Dino (PSB-MA).

A agenda ocorre em resposta à manifestação dos governadores brasileiros através de carta enviada ao presidente Joe Biden em 14 de abril deste ano. Nela, 21 governadores assinam “coalização de Governadores pelo Clima” se dispondo a desenvolver parceiras com os estados unidos da américa com o objetivo de “impulsionar o equilíbrio climático, a redução de desigualdades, a regeneração ambiental, o desenvolvimento de cadeias econômicas verdes e o estímulo à adoção de tecnologias para reduzir as emissões de atividades econômicas tradicionais nas Américas”.

John Kerry, indicado pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, exerce o cargo de enviado especial do Meio Ambiente. Também ocupa cadeira no Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, marcando assim, a primeira vez de uma autoridade neste órgão dedicada às questões de Meio Ambiente.

“A outra pauta é com o governo americano. O presidente Joe Biden coloca à disposição para coordenar com outros 30 países essa pauta preocupada com as mudanças climáticas e o Nordeste brasileiro se soma às outras cinco regiões do Brasil e agora inovando com a criação de um instrumento que é um consórcio com as 27 unidades da federação e uma pauta comum na linha dos ativos verdes casado com sustentabilidade, gerar emprego para as comunidades que vivem nestas áreas de reservas no Brasil, e ainda a parte do saneamento resíduos sólidos. O objetivo é ter um projeto que de um lado olhe a responsabilidade que temos com a Amazônia, mas também com os outros biomas”, disse Dias.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.