Política

Governadores definem pautas do Consórcio NE visando reunião com Lula em encontro na PB nesta 6ª; equipe técnica alinha agendas


19/01/2023

O governador João Azevêdo é o atual presidente do Consórcio Nordeste (Foto: reprodução)

Por Walter Santos com assessoria

Tudo pronto para a primeira reunião dos governadores no Consórcio Nordeste, articulação formalizada em 2019, visando definição das pautas para reunião com o presidente Lula dia 27 de novembro, em encontro na cidade de João Pessoa nesta-sexta-feira (20). A equipe técnica do Consórcio trabalha há dias e já está na capital paraibana.

Como já estabelecido, a Paraíba sedia a primeira reunião dos governadores do Nordeste, no Centro de Convenções de João Pessoa, que tem como agenda principal a definição de pautas conjuntas para apresentação ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

A equipe técnica do Consórcio liderada pelo Executivo Carlos Gabas e Glauber Piva em entendimentos com a equipe do governador paraibano para alinhamento das pautas.

MAIS AVANÇOS

Na primeira reunião presidida pelo novo presidente do Consórcio Nordeste e governador da Paraíba, João Azevêdo, com os demais governadores da região, eleitos ou reeleitos em outubro do ano passado, a pauta é avançar em muitos projetos em curso através de Grupos Temáticos.

“A reunião será uma oportunidade em que discutiremos as prioridades regionais e dos estados, que serão levadas ao presidente Lula no dia 26, fortalecendo as relações republicanas, construindo, de forma conjunta, ações positivas para o desenvolvimento regional”, avaliou João Azevêdo.

No encontro, também haverá apresentação do Consórcio Nordeste – Relatório de Atividades, estrutura e mecanismos de funcionamento, além da apresentação do Projeto Nordeste 2023-2033 pela especialista em desenvolvimento regional, economista e socióloga Tânia Bacelar. Logo após, o governador João Azevêdo fará pronunciamento e será divulgada a Carta da Paraíba.

Além de João Azevêdo, os estados nordestinos são governados por Raquel Lyra (Pernambuco); Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte); Paulo Dantas (Alagoas); Jerônimo Rodrigues (Bahia); Elmano de Freitas (Ceará); Carlos Brandão (Maranhão); Rafael Fonteles (Piauí); e Fábio Mitidieri (Sergipe).



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //