Governador do Amapá defende que estado tem direito de extrair petróleo e critica lobby em torno da margem equatorial do Amazonas

Imagem Substituída

O governador do Amapá, Clécio Luís Vilhena Vieira, defendeu com firmeza a liberação imediata da licença ambiental para a fase exploratória do petróleo na Margem Equatorial, especificamente na costa amapaense. Em entrevista ao canal Brasil Energia, publicada no YouTube, ele destacou que todas as exigências técnicas e ambientais já foram atendidas, e que o único item pendente — o hospital de fauna — está com 70% da obra concluída, podendo perfeitamente ser tratado como condicionante.

“Essa licença já poderia ter sido expedida há muito tempo. Tudo foi superado. A única pendência é o hospital de fauna, e ele já está praticamente pronto”, disse o governador.

Clécio também afirmou que há ampla articulação política e técnica em torno da necessidade de exploração da Margem Equatorial, destacando o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e de técnicos da estatal. Ele salientou que o projeto é seguro, amparado por tecnologia de ponta e com risco ambiental controlado.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

“Do presidente Lula aos técnicos da Petrobras, passando por toda nossa classe política, há consenso sobre a necessidade de iniciar a pesquisa. Estamos falando de uma fase exploratória, não é produção ainda. É uma etapa extremamente especializada e segura”.

O governador enfatizou que a área a ser perfurada está a mais de 500 km da foz do rio Amazonas e a 174 km da costa, no limite da plataforma continental, próximo às águas internacionais. Para Clécio, não faz sentido postergar ainda mais a autorização para uma região que, mesmo preservando mais de 90% de sua floresta, continua marcada por pobreza estrutural.

“O Amapá é o estado que mais preservou sua floresta, seus povos, sua cultura. E ficou na pobreza. Isso é cruel. Temos o direito de construir uma nova matriz econômica baseada no petróleo.”

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo