Paraíba
Feriado altera o atendimento do Detran, e Operação Lei Seca é intensificada
Semana Santa
26/03/2013
Por causa do feriado da Semana Santa, foi alterado o expediente no posto do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Shopping do Automóvel, na estrada de Cabedelo. A unidade não irá funcionar no sábado, 30. Em Campina Grande, também não haverá expediente na 1ª Ciretran.
Os testes psicotécnicos agendados para esta quinta-feira, 28, foram remarcados para a segunda-feira, 1º de abril, já que o Governo do Estado decretou ponto facultativo na quinta-feira, véspera do feriado da Sexta-feira da Paixão, 29.
Operação Lei Seca
Sem atendimento ao público durante o feriadão, o Detran vai reforçar a Operação Lei Seca para evitar acidentes de trânsito provocados pela mistura álcool e direção. A equipe de policiamento de trânsito vai intensificar as fiscalizações, em todo Estado.
Desde que foi lançada, no dia 21 de setembro, com o objetivo de integrar as ações do Detran e Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), a Operação Lei Seca já flagrou 1.036 motoristas paraibanos dirigindo embriagados. Só este ano, 410 motoristas foram flagrados com sintomas de embriaguez ao volante e 98 foram presos. Em 2013, a Operação Lei Seca já aplicou 5.495 testes do bafômetro.
Na última sexta-feira, 22, uma operação realizada em Campina Grande com a integração do Detran, 2º Batalhão da Polícia Militar, Polícia Civil, CPtran e STTP flagrou 22 motoristas dirigindo sob efeito do álcool e 8 foram presos.
IPVA
Vale lembrar que a Secretaria de Estado da Receita (SER) anunciou esta semana a prorrogação do prazo de vencimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o dia 5 de abril.
O adiamento foi solicitado à Receita Estadual pelo Detran para promover os testes e alterações no número de dígitos do código Renavan (Registro Nacional de Veículos Automotores), que acontecem até o dia 1º de abril. A implantação de mais um dígito no Renavam foi determinada pela portaria número 27 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), de 25 de janeiro de 2013.
Com o adiamento, os proprietários de veículos de final de placa 5, que teriam até o dia 28 de março para efetuar o pagamento com desconto de 10% na cota única, ganharam mais uma semana de prazo, sem perder a garantia da redução.
Os que optarem pelo parcelamento em três vezes devem pagar a 1ª parcela, também sem qualquer acréscimo de multa ou juros, até o dia 5 de abril. Segundo dados do Detran, mais de 96 mil veículos entre carros de passeio, comerciais leves (pick-up), motos, ônibus e caminhões têm final de placa 5 na Paraíba.
A prorrogação também alcança os proprietários de veículos de finais de placas 1, 2; 3 e 4 que decidiram parcelar o tributo nos meses de janeiro e fevereiro. A 3ª e última parcela dos proprietários com finais de placa 1 e 2 podem ser pagas até o dia 5 de abril, enquanto os donos de veículos com placas finais 3 e 4 poderão efetuar a 2ª parcela nessa nova data.
Em virtude da implantação de mais um dígito no código Renavan , as alterações de cadastro realizadas a partir das 13h desta terça-feira (26) só serão efetivadas a partir da segunda-feira , 1º de abril.
O Detran também informa que, em virtude da referida implantação, as consultas e emissões disponíveis no portal do Detran e terminais de autoatendimento estarão indisponíveis, a partir das 18h desta quarta-feira, 27, devendo ser normalizadas na segunda-feira, 1º de abril, a partir das 7h.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.