Paraíba

Famintos: justiça solta líder empresarial da ‘Orcrim da Merenda’ em Campina Grande


19/12/2019



Portal WSCOM

O Tribunal Regional Federal (TRF) determinou a soltura, na manhã desta quinta-feira (19),d o empresário Frederico de Brito Lira, atendendo um pedido feito pela da defesa. Ele era o único integrante do núcleo empresarial da ‘Orcrim da Merenda’ descoberto na Operação Famintos, composto por 16 empresários, que continuava preso.

Frederico foi denunciado por fraudes em licitações em contratos da merenda escolar de Campina Grande. Além dele, outras 15 pessoas foram alvo de denúncias.

 Em interrogatório, o empresário admitiu a terceirização das empresas Delmira Feliciano Gomes e Rosildo de Lima Silva, com contratos em várias prefeituras para fornecimento de merenda escolar. Ele seria responsável pela distribuição da merendam

Já o empresário Flávio Souza Maia afirmou recentemente, em juízo, que recebia ordens de Frederico e ficava responsável por cuidar, juntamente com outros funcionários, das documentações para as licitações que tinham as empresas do grupo como concorrentes. Ele admitiu que alguns certames foram fraudados, mas disse que em outras situações não ocorreu qualquer tipo de fraude.

Ao ser perguntado pelo Ministério Público Federal (MPF), sobre como funcionavam os acertos entre os empresários, Flávio confirmou os encontros do núcleo empresarial investigado e disse que o objetivo era mesmo dividir a distribuição da merenda escolar entre as empresas. 

Operação Famintos

As investigações foram iniciadas a partir de representação autuada no MPF, que relatou a ocorrência de irregularidades em licitações na Prefeitura de Campina Grande (PB) na gestão de Romero/Enivaldo, mediante a contratação de empresas “de fachada”. Com o aprofundamento dos trabalhos pelos órgãos parceiros, constatou-se que desde 2013 ocorreram contratos sucessivos, que atingiram um montante pago de R$ 25 milhões.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //