Cultura
Exposição de quadrinistas e artigos geek marcam inauguração da GibiZeca – Vila do ABC da FCJA
14/10/2024
Portal WSCOM
A Fundação Casa de José Américo (FCJA) promove uma tarde festiva dedicada às crianças, celebrando a arte e cultura, para inaugurar a GibiZeca – Vila do ABC. O evento ocorre neste sábado (19), a partir das 14h, nas dependências da FCJA, localizada à Avenida Cabo Branco, 3336, na orla da capital paraibana. Na programação, em parceria com a Top!Top! Convenção Paraibana de Quadrinhos, estarão contação de histórias, cinema, releitura e várias outras atrações. A entrada é gratuita.
De acordo com Katzumy Lia Fook, coordenadora do Centro de Cordel e Cultura Popular da FCJA, a GibiZeca é um projeto cultural que promoverá uma área dedicada à ludicidade educativa. O objetivo é despertar o gosto da criança para a leitura, a partir de estratégias lúdicas. “Vemos hoje crianças coladas no computador e no celular”, observa Katzumy.
A GibiZeca conta com um acervo de mais de dois mil exemplares de HQs (histórias em quadrinhos) da Turma da Mônica, que, somados às obras de autores paraibanos, irão integrar o setor, que funcionará em definitivo na unidade de Tambaú (em processo de instalação) da Fundação Casa de José Américo. Essa extensão da instituição será oficialmente inaugurada no dia 10 de janeiro de 2025, na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes.
Na inauguração da GibiZeca, no próximo dia 19, logo ao entrar na FCJA, o público vai encontrar na varanda do Museu Casa de José Américo uma exposição de quadrinistas, artigos geek/nerd, expostos e à venda. No hall do Anexo I, haverá a exposição ‘Maurício 88 anos – Uma história que não está no gibi’, com apresentação de 12 artistas que produzem HQs na Paraíba.
Os visitantes também contarão com ‘O Espetacular Quadrinho Paraibano’, exposição de quadrinhos e livros, oficina de aquarela, debates sobre o tema de quadrinhos. Haverá montagens de casinhas, na Vila do ABC. No Auditório Juarez da Gama Batista, onde recebe mensalmente o Cineclube O Homem de Areia, haverá exibição de filmes, além de outras atrações. Já na área do pomar, onde fica o Mausoléu de José Américo, haverá bate-papos sobre o tema de quadrinhos e contação de histórias.
A produção do evento em parceria com a FCJA é da Top Top, coordenada por Manassés Alves Filho. Débora Oliveira, também da Fundação Casa de José Américo, está na direção de produção e a equipe pedagógica da GibiZeca – Vila do ABC é integrada por Cris Medeiros, Claudete Gomes, Socorro Freire e Nair Martinelli.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.