A torcida empurrou, o time brasileiro vibrou e não se entregou em momento algum. Mas, do outro lado, estava a Espanha. Medalhistas de bronze em Londres 2012, as europeias quebraram o encanto da seleção feminina de handebol, calaram a torcida e venceram por 29 a 24 nesta quarta-feira, na Arena do Futuro. A derrota foi a primeira das meninas na Olimpíada do Rio (assista ao vídeo acima). Preciso nos dois primeiros jogos, o Brasil não funcionou bem, principalmente no ataque. E sofreu com um dia inspirado da goleira Navarro e da armadora Cabral, que destruiu ofensivamente e deu muito trabalho ao lado de Pena, autora de oito gols nas redes de Babi e Mayssa.
– Nós tivemos a possibilidade de fazer gols, mas a goleira foi muito bem. Apesar de conhecermos elas, estamos errando. O melhor dela é o meio. Não pode jogar ali. A maioria das bolas foi lá. Elas nos conhecem. Então, se tivesse feito 50% dos arremessos, seria diferente. Nossa defesa hoje não encaixou. Foi a diferença do jogo contra a Romênia, que a gente encaixou tudo, deu tudo certo. Lógico que, se a gente tivesse colocado no gol as bolas que tiveram possibilidade de entrar, o resultado seria diferente – comentou Dani Piedade.
Uma vitória garantiria as brasileiras nas quartas de final, mas a derrota não é um pesadelo. Com mais dois duelos pela frente, contra Angola e Montenegro, o Brasil precisa vencer um jogo ou até empatar um deles para ficar entre os quatro e avançar para o mata-mata dependendo da combinação de resultados do Grupo A. O primeiro confronto decisivo será na sexta-feira, diante das angolanas, até agora a grande surpresa da Olimpíada. O jogo será às 9h30, na Arena do Futuro.
– É claro que, quando você sai de um jogo tomando só 13 gols e, hoje, tomamos 29, não é bom. Mas, no outro jogo que tomamos 28, ganhamos. Hoje tomamos praticamente a mesma coisa. Acaba sendo um conjunto, não tem o que é mais ou o que é menos. Erramos bastante nas finalizações. Precisamos procurar uma defesa melhor. A defesa tem que melhorar para a próxima – garantiu o técnico Morten Soubak.