Após aprovação na Câmara dos deputados em março, o Senado Federal aprovou o texto que altera as quantidades mínimas de cacau na produção de chocolates nesta quarta-feira (15). Agora, o projeto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
O projeto, de acordo com parte dos senadores, tem como objetivo a valorização do cacau nacional, além de regulamentar as informações contidas nas embalagens dos chocolates.
Confira o mínimo de cacau para cada tipo de chocolate de acordo com o texto:
- Cacau em pó: mínimo de 10% de manteiga de cacau, em relação à matéria seca, e, no máximo, 9% de umidade
- Cacau solúvel: produto obtido do cacau em pó adicionado de ingredientes para solubilidade
- Chocolate em pó: mínimo de 32% de sólidos totais de cacau
- Chocolate ao leite: no mínimo 25% de sólidos totais de cacau e 14% de sólidos totais de leite ou derivados
- Chocolate branco: no mínimo 20% de manteiga de cacau e 14% de sólidos totais de leite
- Achocolatado, chocolate fantasia, chocolate composto, cobertura sabor chocolate ou cobertura sabor chocolate branco: mínimo de 15% de sólidos de cacau ou 15% de manteiga de cacau