O senador Efraim Filho intensificou o discurso de oposição ao Governo da Paraíba e detalhou as diretrizes de sua pré-candidatura ao Palácio da Redenção durante o tradicional jantar promovido pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba, em Brasília. Cercado por dezenas de prefeitos paraibanos, o parlamentar criticou a burocracia estatal, apontou problemas na segurança pública e voltou a cobrar avanços em obras hídricas no estado.
Durante o encontro, Efraim reforçou a relação de proximidade com gestores municipais e afirmou que mantém o gabinete no Senado “escancarado” para atender prefeitos e facilitar a liberação de investimentos.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Críticas à economia, segurança e abastecimento de água
Ao abordar os pilares de sua caminhada eleitoral para 2026, o senador apontou três áreas em que considera haver falhas da atual gestão estadual: economia, segurança pública e abastecimento hídrico. Na área econômica, o parlamentar defendeu um ambiente menos burocrático e criticou a carga tributária estadual.
“A Paraíba precisa crescer mais rápido, com menos burocracia, defendendo o empreendedor. O estado cobra imposto demais de quem quer produzir”, afirmou.
Na segurança pública, Efraim alertou para o avanço da violência no interior da Paraíba e disse que o medo tem afetado famílias em diferentes regiões do estado. “A escalada da violência amedronta o nosso estado. A gente precisa voltar a ser uma Paraíba sem medo. Hoje o medo tem dominado a reação das famílias, algo que antes era restrito às grandes cidades”, declarou.
Já sobre o abastecimento de água, o senador criticou a condução de obras estruturantes e afirmou que ainda existem municípios enfrentando dificuldades no fornecimento hídrico. “O governo foi ineficaz em concluir e terminar adutoras. Às vezes se abre a torneira em diversas cidades da Paraíba e falta água para uma mãe dar banho na filha e fazer o almoço”, disse.
Pré-candidato reforça agenda conservadora
Além das críticas administrativas, Efraim Filho também demarcou posicionamentos ideológicos que pretende defender durante a pré-campanha ao Governo do Estado. O senador afirmou que carrega uma agenda baseada em princípios conservadores, com defesa da família e posicionamentos contrários ao aborto e à legalização das drogas.
“Trago comigo uma agenda de defesa da liberdade, defesa da vida e da família, contra o aborto, contra a legalização das drogas e por uma orientação adequada no cuidado e na educação das nossas crianças. Como governador, nós vamos levar essa agenda adiante”, garantiu.
Agenda política segue pelo Sertão
Ao comentar a rotina de viagens pelo estado, Efraim rebateu críticas sobre atuação restrita ao Congresso Nacional e afirmou que tem intensificado agendas em diversas regiões da Paraíba. Após compromissos recentes em municípios do Cariri, como Sumé e São João do Cariri, o senador confirmou que a próxima etapa da pré-campanha será concentrada no Sertão paraibano. Neste sábado (23), o parlamentar participará de encontros políticos em Patos e, em seguida, visitará lideranças políticas na região de Catolé do Rocha.

