O governo dos Estados Unidos retirou, nesta sexta-feira (12), os nomes do ministro brasileiro Alexandre de Moraes e de sua esposa, Viviane Barci, da lista de sancionados pela Lei Magnitsky.
A Lei Magnitsky é utilizada pelo governo estadunidense para sancionar estrangeiros. Os nomes de Moraes e Viviane estavam na lista desde o mês de julho de 2025. Com as sanções aplicadas, todos os bens de Moraes, de Viviane e de uma empresa que pertencia ao casal nos Estados Unidos estavam bloqueados.
Siga o canal do WSCOM no WhatsApp
Quando a sanção foi aplicada aos brasileiros, o governo dos EUA justificou a medida citando o processo que corria no STF (Supremo Tribunal Federal) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro que, até então, era réu por tentativa de golpe de Estado após ser derrotado nas eleições de 2022.
O comunicado oficial emitido pelo governo estadunidense não revela as razões para a retirada da lista.
