A maior parte dos brasileiros acreditam que o tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acarretará um aumento do preço dos alimentos no Brasil. A afirmação é baseada na Pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (20), que apontou que 64% dos entrevistados temem que a nova tarifa de 50% vai pesar na hora das compras.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Por outro lado, 18% dos entrevistados acreditam que a medida norte-americana fará com que os preços dos alimentos diminuam no Brasil. Veja a relação completa:
- Aumento dos preços: 64%
- Diminuição dos preços: 18%
- Sem alteração dos preços: 13%
- Não sabem/ não respondey: 5%
Ainda sobre o tarifaço, a pesquisa também revelou um interesse maior da população pela política e economia internacional. Em julho deste ano, 66% dos entrevistados disseram saber da notícia referente à carta de Trump a Lula comunicanado sobre a tarifa de 50%. Já na nova pesquisa, 84% dos entrevistados responderam que sabiam.
Confira outros resultados da pesquisa relacionados ao tarifaço:
- Os interesses políticos de trumo motivaram o tarifaço: 51%
- Trump está errado ao impor tarifas por acreditar que Bolsonaro está sendo perseguido: 71%
- Bolsonaro está agindo mal diante ao assunto: 55%
- Eduardo Bolsonaro está agindo mal diante ao assunto: 55%
- Lula está agindo mal diante ao assunto: 46%
- O tarifaço vai prejudicar suas vidas: 77%
- O Brasil deve negociar com os EUA: 67%
- O Brasil deve taxar os EUA: 26%
- Lula e o PT está agindo corretamente em meio ao embate: 48%
A Quaest foi realizada entre os dias 13 a 17 de agosto, encomendada pela Genial Investimentos. Ao todo, foram ouvidas 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, em 120 municípios brasileiros. A pesquisa possui uma margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou menos, com nível de confiança de 95%.