Em João Pessoa, Rodrigo Soares detalha plano do Sebrae para população baixa renda e celebra força do empreendedorismo na Paraíba

(Foto: Reprodução)

Natural da capital paraibana, o novo presidente nacional do Sebrae, Rodrigo Soares, esteve em João Pessoa na manhã desta segunda-feira (6) para dialogar sobre os direcionamentos de sua gestão, assim como os últimos resultados alcançados pela entidade.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Durante evento para a imprensa, o novo presidente celebrou o crescimento da marca Sebrae – que saltou da 20ª para a 4ª posição entre as marcas mais valiosas do Brasil (R$ 33,9 bilhões) – e reforçou o papel da Paraíba como locomotiva de crescimento no Nordeste.

Emprego e baixa renda

Um dos pilares centrais da fala de Rodrigo Soares foi a conexão entre o Sebrae e as camadas mais vulneráveis da população. O presidente pontuou ações estratégicas para transformar beneficiários de programas sociais em donos de seus próprios negócios.

Soares destacou que atualmente o Sebrae possui um acordo de cooperação com o governo federal em que, junto com o CadÚnico e com o Ministério do Desenvolvimento Social, para ampliar as possibilidades de ascensão social dos beneficiários do Bolsa Família.

“Segundo dados que a gente teve acesso, 99% dos empregos gerados foram ocupados justamente por esse público do CadÚnico. Esses empregos são gerados por micro e pequenas empresas do país. E estamos discutindo hoje como a gente avançar na potência empreendedora. Nós estamos iniciando um projeto piloto”, pontuou.

Além disso, a entidade também está fomentando o apoio a catadores de reciclagem e ao acesso ao crédito assistencial ao empreendedor de baixa renda através do Acredita Sebrae – que já movimentou R$ 13 bilhões em fundo de aval.

Outra novidade, que ainda irá chegar na Paraíba, é o Cartão do Empreendedor. O projeto, que será lançado no Rio de Janeiro e expandido para outros estados, visa facilitar o dia a dia de quem empreende na base da pirâmide (Classe C), que hoje é a que mais abre negócios no Brasil.

Pequenos negócios Paraibanos

O presidente trouxe números que comprovam a vitalidade da economia local. Em 2025, a Paraíba registrou a abertura de 63.500 pequenos negócios. Apenas nos dois primeiros meses de 2026, já foram criados 14.147 novos CNPJs no estado.

No estado, o Sebrae mantém uma capilaridade robusta com 11 regionais e Salas do Empreendedor em 112 municípios, tendo realizado mais de 1,1 milhão de atendimentos apenas no último ano.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Acessar o conteúdo