Lula lidera 1º turno com cinco pontos de vantagem sobre Flávio Bolsonaro, aponta Quaest

Datafolha: Lula amplia vantagem sobre Flávio Bolsonaro após escândalo Dark Horse

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na liderança da corrida presidencial de 2026, com 36% das intenções de voto, cinco pontos percentuais à frente do senador Flávio Bolsonaro (PL), que registra 31%, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta segunda-feira (14). Apesar da vantagem no primeiro turno, o levantamento aponta empate técnico entre Lula e Flávio em uma eventual disputa de segundo turno.

Na pesquisa estimulada, em que os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Lula manteve os 36% registrados na rodada anterior, divulgada em 7 de setembro. Flávio Bolsonaro, por sua vez, avançou de 29% para 31%. Com a movimentação, a distância entre os dois caiu de sete para cinco pontos percentuais.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp

Inscreva-se na newsletter do WSCOM

Entre no nosso grupo exclusivo

Na sequência aparecem Augusto Cury (Avante), com 7%; Renan Santos (Missão), com 4%; Ronaldo Caiado (PSD), também com 4%; e Romeu Zema (Novo), com 1%.

Clariana Barão (DC), Edmilson Costa (PCB), Hertz Dias (PSTU), Rui Costa Pimenta (PCO), Samara Martins (UP) e Veterinário Wilson Grassi (Democrata) registraram 0%.

Lula e Flávio ficam empatados no segundo turno

O cenário mais apertado aparece em uma eventual disputa entre Lula e Flávio Bolsonaro. O senador aparece numericamente à frente, com 42%, enquanto Lula tem 40%. Como a diferença está dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, os dois estão tecnicamente empatados.

Nesse cenário, 13% dos entrevistados afirmaram que votariam branco, nulo ou não pretendem votar, enquanto 5% permanecem indecisos.

Lula também aparece tecnicamente empatado com Augusto Cury e Ronaldo Caiado. Contra Cury, o presidente registra 38%, ante 36% do candidato do Avante. Brancos, nulos ou eleitores que não pretendem votar somam 21%, enquanto 5% estão indecisos.

Contra Caiado, Lula tem 41%, contra 39% do governador de Goiás. Nesse cenário, 16% afirmam que votariam branco, nulo ou não iriam votar, e 4% estão indecisos.

Lula lidera contra Zema

A única simulação de segundo turno em que Lula aparece fora da margem de erro é contra Romeu Zema.

O levantamento também aponta empate técnico do presidente com Renan Santos em uma eventual segunda etapa da eleição.

Voto espontâneo mostra avanço de Flávio

Na pesquisa espontânea, quando nenhum nome é apresentado aos entrevistados, Lula aparece com 28%, mesmo percentual registrado na rodada anterior.

Flávio Bolsonaro, por outro lado, avançou de 20% para 23%. Augusto Cury oscilou de 4% para 3%.

Outros nomes somam 3%, enquanto 41% dos entrevistados ainda estão indecisos. Brancos, nulos ou aqueles que afirmam não pretender votar representam 2%.

Maioria diz ter voto definitivo

A pesquisa também avaliou o grau de consolidação das escolhas eleitorais. Entre os entrevistados que declararam voto em algum candidato, 73% afirmam que a decisão é definitiva, enquanto 27% dizem que ainda podem mudar de opinião.

Na pesquisa anterior, os índices eram de 71% e 29%, respectivamente.

Entre os eleitores de Lula, 80% consideram o voto definitivo, mesmo percentual da rodada anterior. Entre os apoiadores de Flávio Bolsonaro, o índice caiu de 78% para 72%.

Augusto Cury aparece com 60% de votos considerados definitivos, seguido por Ronaldo Caiado, com 55%; Renan Santos, com 53%; e Romeu Zema, com 36%.

Lula e Flávio têm 55% de rejeição

A polarização também aparece nos índices de rejeição. Lula e Flávio Bolsonaro registram 55% cada entre os entrevistados que afirmam conhecer os candidatos e que não votariam neles de jeito nenhum.

A rejeição a Lula oscilou de 53% para 55% desde a pesquisa anterior. Flávio Bolsonaro manteve os 55%.

Entre os demais candidatos, Ronaldo Caiado tem 42% de rejeição; Romeu Zema, 40%; Renan Santos, 30%; e Augusto Cury, 26%.

Rui Costa Pimenta registra 24%; Samara Martins, 13%; Edmilson Costa, 12%; Hertz Dias e Veterinário Wilson Grassi, 11% cada; e Clariana Barão, 8%.

Governo Lula tem 50% de desaprovação

A Quaest também mediu a avaliação do governo federal. 50% dos entrevistados desaprovam o trabalho de Lula, enquanto 43% aprovam. Os percentuais são os mesmos registrados na rodada anterior.

Outros 7% não souberam ou não responderam.

Na avaliação geral da administração federal, 38% consideram o governo negativo, mesmo índice de 7 de setembro. A avaliação positiva oscilou de 34% para 32%, enquanto a avaliação regular passou de 25% para 27%.

Outros 3% não souberam ou não responderam.

Pesquisa ouviu 2.004 eleitores

A pesquisa Quaest ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais em todo o país, entre os dias 10 e 13 de setembro.

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-03607/2026.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso