Inmet emite alerta de chuvas para a Paraíba neste domingo; estado segue sob risco de temporais

Foto: Reprodução/Semob-JP

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou os alertas de chuva para a Paraíba e colocou 22 cidades sob alerta laranja de acumulado de chuvas neste sábado (16). Além disso, praticamente todo o estado segue sob alerta amarelo de chuvas intensas até a noite de domingo (17).

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

O aviso laranja, classificado como situação de perigo, permanece válido até as 10h do domingo e abrange municípios do Litoral e da Zona da Mata, incluindo João Pessoa, Bayeux, Cabedelo, Santa Rita e Mamanguape.

Segundo o Inmet, nessas áreas pode chover entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia, com risco de alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de encostas em áreas vulneráveis.

Inmet orienta população

O órgão orienta que a população evite enfrentar o mau tempo, observe sinais de movimentação em encostas e desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia em caso de risco de inundação.

Já o alerta amarelo, considerado de perigo potencial, segue válido até 23h59 do domingo e atinge quase todos os municípios paraibanos, incluindo Campina Grande, Patos, Sousa e Guarabira.

Nessas localidades, a previsão é de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo alcançar até 50 milímetros por dia, além de ventos de até 60 km/h. Há baixo risco de queda de energia, alagamentos e descargas elétricas.

Previsão do tempo para João Pessoa e Campina Grande

De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), o domingo deve seguir com condições favoráveis para chuvas no setor leste do estado, com precipitações podendo ocorrer em qualquer horário. Nas demais regiões, a previsão indica pancadas isoladas entre o fim da tarde e a noite.

Na capital paraibana, a previsão aponta nebulosidade variável e chuvas isoladas, com temperaturas entre 22°C e 29°C. Em Campina Grande, os termômetros devem variar entre 20°C e 27°C, também com possibilidade de chuva.

Telefones de emergência durante as chuvas

O Inmet recomenda ainda que veículos não sejam estacionados próximos a árvores, torres de transmissão ou placas de propaganda durante as chuvas.

  • Defesa Civil: 199
  • Corpo de Bombeiros: 193

Em situações de emergência, a população pode acionar os órgãos pelos números informados.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso