Política
Contra perdas na Paraíba, Hugo Motta argumenta a favor do acréscimo no número de deputados
07/02/2025
![](https://d5b0emwo2ogpi.cloudfront.net/wp-content/uploads/2025/02/06084413/hugo-motta-presidente-da-camara.jpg)
Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
Anna Barros/ Portal WSCOM
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, afirmou ser a favor do aumento de deputados federais após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir que o número de parlamentares por estado deve ser revisto. Para Hugo, a quantidade de deputados deve passar de 513 para 527, adicionando 14 no total.
A Corte definiu que o Congresso Nacional deve editar a lei complementar até 30 de junho deste ano.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Em entrevista ao Arapuan Verdade, nesta sexta-feira (7), Hugo indicou a necessidade de um acordo para que nenhum estado perca o número de representantes. “Penso eu que talvez a solução seja um grande acordo, uma conversa com o Senado, combinado com o Supremo para que aumentemos. São 14 vagas. Para que se aumentem as vagas de deputados federais e ninguém perca”, defendeu.
“Tem alguns projetos falando sobre isso, mas quero me dedicar a isso nos próximos dias porque temos de fazer até junho e tenho de ter a garantia de que o presidente Davi vota no Senado”, continuou.
No entanto, também foram considerados os reajustes orçamentários para que esse acréscimo aconteça sem que ocorra prejuízos. “Façamos o dever de casa orçamentário para que isso não represente aumento do custo da Câmara. Para que a gente possa dentro do orçamento equilibrar, cortar alguma coisa para que essas vagas não venham aumentar o custo da Casa”, pontuou.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.