Educação

Conselho de Educação da Paraíba manifesta solidariedade à comunidade acadêmica da UEPB após homicídio no campus de CG


14/04/2025

Da Redação / Portal WSCOM



O Conselho Estadual de Educação da Paraíba (CEE-PB) divulgou nota oficial nesta segunda-feira (14) em que expressa “irrestrita solidariedade” à comunidade acadêmica da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), após o assassinato do empresário Keine Diniz, ocorrido no dia 3 de abril dentro do prédio da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, no campus de Campina Grande.

A manifestação de apoio foi aprovada durante reunião do plenário do CEE-PB realizada no último dia 10 e direcionada a estudantes, professores, técnicos e demais membros da universidade. No texto, o colegiado reconhece os esforços da gestão da UEPB para lidar com a situação, classificando como “as mais assertivas possíveis” as ações implementadas pela reitoria diante do episódio de violência.

O crime, que envolveu motivação pessoal, provocou comoção entre os membros da instituição. Além de Keine Diniz, morto a tiros dentro de uma copiadora da qual era sócio, uma estudante ficou ferida ao tentar fugir e outro homem segue hospitalizado. O prédio onde ocorreu o ataque segue interditado até o fim de abril. A reitoria anunciou que, nesse período, será implantado um projeto piloto de segurança com reforço no controle de acesso, instalação de detectores de metais e câmeras, além de rondas regulares da Polícia Militar.

Mais cedo nesta segunda-feira, estudantes da UEPB protestaram no campus de Campina Grande, pedindo medidas efetivas de proteção. Uma carta com propostas foi entregue à administração, incluindo demandas por monitoramento, segurança armada e vigilância mais eficiente.

Nota de Solidariedade

O Conselho Estadual de Educação da Paraíba (CEE-PB), vem respeitosamente, requerer que, após ouvido o plenário e aprovada na reunião ocorrida no dia 10 de abril de 2025, seja encaminhado, e manifesta sua irrestrita solidariedade nos termos desse voto, aos(as) estudantes, professores(as), técnicos(as) da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, em razão dos ataques ocorridos a esta comunidade acadêmica que vêm se mobilizando em defesa da universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada. Reconhecemos que as ações tomadas pela reitoria, são as mais assertivas possíveis para solucionar a situação e manter os princípios de responsabilidade, ética e cidadania. Desta forma, este Egrégio Conselho de Educação, se manifesta de forma singular, e refirma este voto de Solidariedade à Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.

RONALDO BARBOSA FERREIRA
Presidente do CEE/PB



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.